A Terra é plana? Ou a Terra é redonda?

Terra redonda - Terra planaA Terra é plana? A Terra é redonda? A questão relacionada com o formato da Terra já está claramente resolvida há muito tempo.  Apesar disso, ainda surgem pessoas que levantam dúvidas em relação a esta questão, e como tal vamos neste artigo tentar esclarecer este assunto.

Não será caso para estranheza verificarmos que muitas culturas antigas imaginavam que a Terra tinha uma forma plana. Ao viver na superfície da Terra, podemos imaginar que o mais natural seria o ser humano pensar dessa forma. Apesar disso, já há muitos séculos que sabemos que a teoria da Terra plana é derivada apenas da percepção humana e não corresponde à realidade.

Alguns séculos antes de Cristo, a ideia de que a Terra é redonda ganhou forma. Na Grécia Antiga, por exemplo, alguns filósofos defendiam que a Terra é esférica. Entre esses filósofos podemos destacar Aristóteles, que no séc. IV a.C. apresentou fortes evidências que o formato da Terra é uma esfera e não um plano. No séc. III a.C., Eratóstenes de Cirene conseguiu mesmo calcular a circunferência da Terra. A ideia da Terra redonda ganhou força em muitos locais da Antiguidade.

Hoje em dia sabemos que a forma da Terra é esférica, temos inúmeras evidências concretas que assim o demonstram, apesar de algumas pessoas ainda duvidarem disso. Entre as evidências que demonstram que a Terra é redonda, podemos referir as seguintes:

– enquanto nós estamos a assistir a um pôr-do-sol, com o Sol a “desaparecer” no horizonte, em outros locais situados no outro lado da Terra está a  acontecer exatamente o contrário, ou seja, o Sol está a “emergir” da linha do horizonte, podendo então ser observado um nascer-do-sol. Tal está sempre a acontecer: o Sol nasce num lado da Terra e põe-se em regiões situadas no outro lado. Tal não se verificaria se a Terra fosse plana.

– se estivermos em frente ao mar e lá estiver um navio que se afasta de nós, podemos observar que a um dado momento o navio começa a “desaparecer”. Porém esse “desaparecimento” ocorre de forma gradual: primeiro desaparece a parte de baixo do navio, sendo que a parte superior ainda se mantém visível durante algum tempo; depois, aos poucos, o restante do navio desaparecerá para baixo da linha do horizonte. Tal ocorre devido à curvatura da Terra. Se a Terra fosse plana o navio não desapareceria para baixo do horizonte, apenas ficaria cada vez mais pequeno à medida que se afastasse, até que ficasse demasiado pequeno para ser possível nós o vermos.

– durante um eclipse lunar, a sombra da Terra é projetada na Lua. Com base na observação dessa sombra, podemos verificar que a Terra é realmente redonda.

Estes são apenas 3 de muitos exemplos que poderíamos aqui apresentar em favor da teoria da Terra redonda.

Existem atualmente diversos sites com informação errada à cerca desse assunto. Alguns desses sites afirmam que a NASA está a esconder a verdade sobre esse assunto (como se a NASA tivesse o poder de esconder todas as evidências sobre o formato da Terra). Muitos séculos antes da NASA ter sido criada, já a teoria da Terra redonda era quase universalmente aceite pelas pessoas. Por exemplo, ao contrário daquilo que muita gente pensa, na Idade Média já se sabia que a Terra era redonda e não plana.

Por outro lado, existe também a ideia errada de que a Bíblia defende a teoria da Terra plana. Tal não é assim, pois em nenhuma parte da Bíblia vem defendida essa ideia. Daí a maior parte dos cristãos não terem qualquer problema em relação a esse assunto.

Assim, em jeito de conclusão, o fato da Terra ser redonda deveria ser hoje algo de evidente para toda a gente. Em termos científicos esta é uma posição bem estabelecida há muito tempo (como já afirmado anteriormente). Para além disso, esta questão aparentemente não envolve problemas de ordem filosófica ou religiosa. Como tal, a posição dos “terraplanistas” dos dias de hoje permanece injustificada.

Share Button
A Terra é plana? Ou a Terra é redonda?
4.3 (85.71%) 14 votes
Tagged . Bookmark the permalink.

Comments are closed.