Aglomerado Aberto ou Enxame Aberto

Aglomerado Aberto ou Enxame AbertoUm aglomerado aberto, também conhecido como enxame aberto, é um tipo de grupo de estrelas ligadas entre si pela força da gravidade. Este tipo de grupo geralmente tem forma irregular, e pode chegar a possuir alguns milhares de estrelas.

As estrelas dos enxames abertos estão ligadas pela força da gravidade, mas de forma mais fraca que a ligação das estrelas no caso dos enxames globulares.

As estrelas que fazem parte dos aglomerados estelares abertos têm como origem a mesma nuvem molecular. Como consequência essas estrelas possuem idades e composições químicas bastante aproximadas.

Até ao presente, apenas foram observados enxames abertos ligados a galáxias espirais e galáxias irregulares.

Os aglomerados estelares abertos geralmente vão se desagregando com o passar do tempo, devido à interação gravitacional com elementos externos aos aglomerados.

Conhecemos cerca de 1100 enxames abertos na nossa galáxia, a Via Láctea. Provavelmente a Via Láctea possui um número muito maior de enxames abertos ainda por descobrir.

As dimensões dos enxames abertos variam significativamente. Alguns desses grupos de estrelas possuem poucas centenas de estrelas, outros possuem vários milhares. Em termos de diâmetro, existem enxames abertos com poucos anos-luz e outros com várias dezenas de anos-luz.

Dos inúmeros aglomerados abertos que existem, podemos mencionar como exemplo, as Plêiades e as Híades.

Plêiades

Plêiades, um enxame aberto com mais de 3000 estrelas e com cerca de 13 anos-luz de diâmetro.

Share Button
Aglomerado Aberto ou Enxame Aberto
5 (100%) 6 votes
Tagged . Bookmark the permalink.

Comments are closed.