Aglomerado da Borboleta – M6

Aglomerado da Borboleta - Crédito: Sergio Eguivar - Buenos Aires SkiesO Aglomerado da Borboleta, também conhecido como Messier 6 (M6) e por NGC 6405, é um aglomerado estelar aberto (ou enxame estelar aberto) que pode ser observado na constelação de Escorpião.

Este aglomerado aberto de estrelas foi descoberto em 1654 pelo astrónomo Giovanni Battista Hodierna, tendo o astrónomo Charles Messier incluído no seu famoso catálogo em 1764.

O Aglomerado da Borboleta possui uma magnitude aparente de +4,2 sendo possível ser observado a olho nu em condições de observação muito boas. Porém, para que seja possível distinguir algumas estrelas deste aglomerado aberto, é necessário o recurso a um instrumento de observação.

O Aglomerado da Borboleta situa-se a aproximadamente 1.600 anos-luz de distância e possui cerca de 12 anos-luz de diâmetro. Porém, é importante referir que estes valores não são consensuais, e assim não sabemos com todo o rigor a sua distancia e tamanho.

A maioria das estrelas do Aglomerado da Borboleta são estrelas azuis, ainda que a mais brilhante seja a BM Scorpii, uma estrela supergigante alaranjada, de brilho variável.

M6 - Messier 6

Foto de M6. Crédito: Marco Lorenzi.

Share Button
Aglomerado da Borboleta – M6
5 (100%) 4 votes
Tagged . Bookmark the permalink.

Comments are closed.