Aglomerado de Virgem

Aglomerado de Virgem. Crédito: Rogelio Bernal AndreoO Aglomerado de Virgem é um aglomerado com possivelmente mais de 2.000 galáxias (o número exato não é ainda conhecido). O centro deste aglomerado de galáxias situa-se a aproximadamente 55 milhões de anos-luz de nós, na direção da constelação de Virgem (Virgo).

A grande maioria das galáxias estão agrupadas em grupos e aglomerados, como é o caso da nossa Via Láctea que faz parte do chamado Grupo Local de Galáxias.

O Aglomerado de Virgem é o aglomerado de galáxia mais próximo de nós. Ali encontramos galáxias de diversos tipos como elípticas, espirais e irregulares. As cerca de 2.000 galáxias do Aglomerado de Virgem estendem-se numa região com aproximadamente 15 milhões de anos-luz de diâmetro.

Podemos dividir o Aglomerado de Virgem em três subgrupos: um deles centrado na galáxia M87, sendo esta galáxia muito maciça e a mais brilhante de todo o aglomerado; outro subgrupo centrado na galáxia M86; e outro centrado na galáxia M49.

Ainda que nenhum dos elementos que constituem o Aglomerado de Virgem seja observável a olho nu, alguns deles podem ser observados com recurso a um telescópio amador.

Diversos objetos celestes que fazem parte do famoso catálogo de Messier, são membros do Aglomerado de Virgem, nomeadamente: M49, M58, M59, M 60, M61, M84, M85, M86, M87, M88, M89, M90, M91, M98, M99 e M100.

Este também é o aglomerado dominante do Superaglomerado Local (também conhecido por Superaglomerado de Virgem, e que é constituído por diversos aglomerados e grupos de galáxias), cujo nosso Grupo Local de Galáxias também faz parte.

Aglomerado de Virgem - Visão Parcial

Foto de parte do Aglomerado de Virgem. Crédito: R. Colombari/G. Paglioli

Share Button
Aglomerado de Virgem
4.3 (85.71%) 7 vote[s]
Tagged . Bookmark the permalink.

Comments are closed.