Aglomerado Globular ou Enxame Globular

Aglomerado Globular - Enxame GlobularUm aglomerado globular (também conhecido como enxame globular) é um grupo de estrelas ligadas gravitacionalmente entre si, grupo esse bastante denso, com forma esférica, e que orbita ao redor de uma galáxia.

Os aglomerados globulares geralmente possuem algumas centenas de milhares de estrelas, podendo mesmo chegar a possuir vários milhões de estrelas. Este tipo de aglomerado de estrelas pode ter algumas centenas de anos-luz de diâmetro. A região central de um aglomerado globular é muito mais denso em termos de estrelas que as regiões periféricas.

Vejamos o caso do enxame globular Omega Centauri, o maior enxame globular da nossa galáxia, a Via Láctea. Omega Centauri tem cerca de 10 milhões de estrelas e um diâmetro de aproximadamente 150 anos-luz.

O número de aglomerados globulares varia de galáxia para galáxia. Por exemplo, a Via Láctea tem mais de 150 aglomerados globulares. Já a Galáxia de Andrómeda (também designada por M31), poderá ter por volta de 500.

A formação dos aglomerados globulares ainda é pouco conhecido. Em muitos casos aparentemente as estrelas terão sido formadas na mesma altura, partilhando assim uma idade equivalente. Acredita-se que os enxames globulares contenham estrelas muito antigas, que surgiram quando o universo era bem mais jovem. Essa conclusão é deduzida pelo fato que as estrelas que constituem estes grupos não apresentarem muitos elementos pesados nas suas superfícies. Segundo se crê, inicialmente o universo não possuía grandes quantidades desses elementos pesados.

Share Button
Aglomerado Globular ou Enxame Globular
5 (100%) 9 votes
Tagged . Bookmark the permalink.

Comments are closed.