Anéis de Neptuno

Anéis de NeptunoO planeta Neptuno é um dos 4 planetas do Sistema Solar que possuem anéis. Os anéis de Neptuno são realmente muito ténues, tendo sido pela primeira vez fotografados apenas em 1989 através da sonda espacial Voyager 2.

Porém já em 1846, o astrónomo William Lassell declarou ter descoberto um anel ao redor do planeta Neptuno. Essa descoberta não foi confirmada na época, e atualmente crê-se que essa descoberta tratou-se na realidade de uma ilusão de óptica.

Em 1968, quando ocorreu uma ocultação de uma estrela por parte do planeta Neptuno, terá sido detetada a existência de um anel ao redor de Neptuno. Essa deteção não foi divulgada até 1977, ano em que foram descobertos os anéis de Úrano. Outras ocultações e observações posteriores vieram dar credibilidade à teoria que defendia a existência de anéis em Neptuno.

O momento da descoberta definitiva foi com a chegada da sonda espacial Voyager 2 ao planeta Neptuno. Aí ficamos a conhecer o sistema de anéis deste planeta.

O sistema de anéis de Neptuno é constituído por cinco anéis principais distintos. Cada um desses anéis possui um nome específico, que são (do mais interior ao mais exterior): Galle, Le Verrier, Lassell, Arago e Adams. O planeta Neptuno tem ainda um anel coincidente com a órbita do pequeno satélite Galatea. Existem outros três satélites que orbitam entre os anéis de Neptuno, nomeadamente Náiade, Talassa e Despina.

Sistema de anéis de Neptuno

Esquema dos anéis de Neptuno.

Share Button
Anéis de Neptuno
4.2 (84%) 5 votes
Tagged . Bookmark the permalink.

Comments are closed.