Anéis de Úrano

Anéis de ÚranoO planeta Úrano é um dos quatro planetas do Sistema Solar que possuem anéis. Os outros planetas com anéis são Júpiter, Saturno e Neptuno. Os anéis de Úrano foram descobertos em 1977 pelos astrónomos James L. Elliot, Edward W, Dunham e Douglas J. Mink.

Em 1789 o astrónomo William Herschel alegou ter observado anéis no planeta Úrano. Porém, atualmente os astrónomos duvidam que William Herschel pudesse ter observado os anéis dado que estes são muito difíceis de serem observados e provavelmente não estariam ao alcance dos instrumentos de observação da época.

Assim, o ano de 1977 é considerado como o ano em que os anéis de Úrano foram descobertos. Nem todos os anéis deste planeta foram descobertos em 1977. Outros foram descobertos anos mais tarde através da sonda espacial Voyager 2 e através do telescópio espacial Hubble.

Os anéis de Úrano possuem uma complexidade inferior relativamente aos extensos e vistosos anéis de Saturno, mas uma complexidade superior em relação aos anéis de Júpiter e aos anéis de Neptuno.

Atualmente conhecemos 13 anéis do planeta Úrano. Eles são (do mais próximo ao mais afastado de Úrano): 1986U2R, 6, 5, 4, Alfa, Beta, Eta, Gama, Delta, Lambda, Epsilon, Nu e Mu.

O anel mais próximo de Úrano (1986U2R) está a cerca de 39.600 km de distância do centro do planeta, enquanto que o mais afastado (Mu) está a 97.700 km de distância.

A maior parte dos anéis possuem poucos km de largura, porém alguns chegam a ter vários milhares de km. Já em termos de espessura, alguns anéis situam-se na ordem das poucas centenas de metros, enquanto que outros possuem alguns km.

Esquema dos anéis de Úrano

Esquema dos anéis de Úrano, e também de alguns satélites deste planeta.

Share Button
Anéis de Úrano
4.3 (86.67%) 6 votes
Tagged . Bookmark the permalink.

Comments are closed.