Apollo 11 e o primeiro homem a pisar na Lua

Apollo 11Apollo 11, a missão espacial da NASA que colocou o primeiro homem na superfície da Lua. Estávamos em 20 de Julho de 1969, milhões de pessoas assistiam pela televisão à chegada do homem à Lua. O primeiro homem a pisar na Lua foi o astronauta Neil Armstrong.

O programa espacial Apollo foi um programa da NASA, a Agência Espacial Americana, que teve como objetivo colocar o homem na Lua. O programa Apollo teve várias missões, algumas tripuladas e outras não tripuladas, sendo que a partir da Apollo 7 começaram as missões tripuladas.

Astronautas da Apollo 11

Da esquerda para a direita: Neil Armstrong, Michael Collins, Edwin Aldrin.

O ponto alto do programa Apollo foi a Apollo 11. A Apollo 11 foi lançada do Cabo Canaveral, na Flórida, Estados Unidos da América, a 16 de Julho de 1969. Seguiam em direção ao satélite natural da Terra os astronautas Neil Armstrong, Edwin Aldrin (também conhecido por Buzz Aldrin) e Michael Collins. A Apollo 11 foi lançada para o espaço através do foguetão Saturn V.

O local de alunagem foi o Mar da Tranquilidade, uma região da Lua onde sua superfície é constituída por lava basáltica. Os astronautas Neil Armstrong e Edwin Aldrin desceram na superfície lunar através do Módulo Lunar Eagle, enquanto que o astronauta Michael Collins ficou em órbita ao redor da Lua no Módulo de Comando Columbia. Michael Collins não pisou o solo lunar.

No dia 20 de Julho de 1969 dá-se então o pouso do Módulo Lunar Eagle na superfície da Lua. O primeiro a sair foi Neil Armstrong. Ao pisar a Lua, Neil Armstrong proferiu uma frase que ficou na História: “Um pequeno passo para o homem, um salto gigantesco para a humanidade”. Pouco depois foi a vez de Edwin Aldrin (ou Buzz Aldrin) sair do Módulo Lunar e assim ficar na História como o segundo homem a pisar na Lua.

Tanto Neil Armstrong como Edwin «Buzz» Aldrin estiveram cerca de 21 horas e meia na superfície da Lua, tendo caminhado pela Lua durante aproximadamente 2 horas e meia.

Durante a missão da Apollo 11, foram recolhidos cerca de 21,5 kg de rocha lunar, e vários instrumentos científicos foram deixados na superfície da Lua. Os astronautas deixaram ainda na Lua uma bandeira norte americana. Curiosamente essa bandeira foi trabalhada por uma portuguesa de nome Maria Isilda Ribeiro.

Depois disso, Neil Armstrong e Edwin Aldrin juntaram-se a Michael Collins (que estava em órbita lunar) e regressaram à Terra, tendo chegado no dia 24 de Julho de 1969.

Edwin Aldrin na Lua

Edwin Aldrin na Lua.

Segue-se o vídeo da descida de Edwin «Buzz» Aldrin do Módulo Lunar para a superfície da Lua:

Leia os artigos sobre outras missões do programa Apollo:

Apollo 12Apollo 13Apollo 14Apollo 15Apollo 16Apollo 17

Share Button
Apollo 11 e o primeiro homem a pisar na Lua
4.2 (84.44%) 18 votes
Tagged . Bookmark the permalink.

Comments are closed.