Apollo 13

Apollo 13Apollo 13, a terceira missão tripulada do programa Apollo, tendo como objetivo colocar astronautas na superfície da Lua. Porém, quando a Apollo 13 estava a caminho da Lua, um grave problema no Módulo de Serviço impediu a descida dos astronautas na superfície lunar, e até colocou em risco a vida dos 3 astronautas. Apesar da missão não ter alcançado os seus objetivos, foi possível trazer os astronautas de volta à Terra.

Astronautas da Apollo 13

Astronautas da Apollo 13, depois do regresso à Terra.

Depois do sucesso que foi a missão Apollo 11 e a missão Apollo 12, em 11 de Abril de 1970 partiu em direção à Lua a missão Apollo 13, levando os astronautas James Lovell (Comandante), Fred Haise (Piloto do módulo lunar) e John Swigert (Piloto do módulo de comando).

A NASA tinha como alvo pousar numa região da superfície lunar chamada de Fra Mauro.

Inicialmente a viagem começou bem, sem sobressaltos. Porém no dia 13 de Abril, 55 horas e 55 minutos depois do lançamento da Apollo 13, uma explosão foi ouvida dentro da nave. Ao informar os controladores na Terra sobre o sucedido, foi então proferida a famosa frase pelo astronauta John Swigert: “Houston, temos um problema“. Em Houston passavam alguns minutos das 21 horas do dia 13 de Abril de 1970.

Nos minutos seguintes tanto os astronautas como os controladores na Terra estiveram a tentar perceber o que tinha acontecido. Depressa chegaram à conclusão que se tinha tratado de uma explosão do tanque de oxigénio nº 2 e que também causou danos no tanque de oxigénio nº 1. As 2 das 3 células que produziam eletricidade também ficaram danificadas. As fontes de abastecimento normais do Módulo de Comando em termos de oxigénio, água e energia ficavam assim comprometidas. Foram vários os problemas que os astronautas enfrentavam, e que os colocavam em risco de vida. Claro que nessa altura já não se colocava a hipótese de pousar na Lua, a prioridade era salvar a vida dos 3 astronautas.

Quando sucedeu esse incidente, a Apollo 13 ia a caminho da Lua, pelo que para regressar à Terra teriam que continuar em direção à Lua, para depois dar a volta ao nosso satélite e assim direcionar a nave para a Terra. Os astronautas tinham ainda 4 dias pela frente, e dada a escassez de bens essenciais à sobrevivência, foram para o Módulo Lunar onde possuiam algumas reservas que, felizmente, acabaram por serem suficientes para o regresso à Terra destes 3 astronautas.

6 dias depois do lançamento da Apollo 13, e depois de várias dificuldades com que os astronautas se depararam, os astronautas regressaram sãos e salvos à Terra.

—–

Sugestão de leitura – leia os seguintes artigos sobre outras missões do projeto Apollo:

Apollo 11Apollo 12Apollo 14Apollo 15Apollo 16Apollo 17

Share Button
Apollo 13
4.2 (84%) 5 votes
Tagged . Bookmark the permalink.

Comments are closed.