Apollo 14

Apollo 14Apollo 14, foi a quarta missão do programa Apollo que teve como objetivo de colocar homens na superfície lunar, porém foi a terceira missão a ser bem-sucedida pois o seu antecessor, a Apollo 13, falhou esse objetivo. A Apollo 14 levou consigo 3 astronautas, dos quais 2 pisaram na superfície da Lua.

Astronautas da Apollo 14

Astronautas da Apollo 14. À esquerda está Stuart Roosa, ao centro está Alan Shepard, à direita está Edgar Mitchell.

A missão Apollo 14, da NASA, partiu da Terra no dia 31 de Janeiro de 1971 com os astronautas Alan Shepard (Comandante), Edgar Mitchell (Piloto do Módulo Lunar) e Stuart Roosa (Piloto do Módulo de Comando). O objetivo era de pousar na região da superfície da Lua chamada de Fra Mauro. Esse local já tinha sido o local de escolha para o pouso da Apollo 13, mas devido a graves problemas técnicos a Apollo 13 não chegou a pousar na superfície da Lua. Assim a Apollo 14 retomou o objetivo proposto para a missão do seu antecessor.

A Apollo 14, através do seu Módulo Lunar Antares, pousou na Lua no dia 5 de Fevereiro de 1971, com os astronautas Alan Shepard e Edgar Mitchell. Já o astronauta Stuart Roosa ficou em órbita ao redor da Lua. O local da alunagem era um pouco acidentado, dada a existência de crateras e inclinações no terreno, porém o pouso do Módulo Lunar correu bem.

Durante o tempo que estiveram na Lua, os astronautas tiveram duas “atividades extra-veiculares”. Na primeira procederam à montagem de diversos equipamentos, nomeadamente câmara de TV e montagem do ALSEP (vários equipamentos e experiências científicas trazidas da Terra), tendo também procedido à recolha de amostras e de fotografias. Esta primeira saída do Módulo Lunar durou cerca de 4 horas e 49 minutos.

A segunda “atividade extra-veicular” tinha como principal objetivo alcançar a cratera Cone. De fato eles alcançaram a cratera apesar de não terem chegada à borda da mesma. Porém, estes foram os primeiros astronautas a subir a pé uma colina na Lua. Durante essa missão, os astronautas recolheram amostras e também tiraram fotos daquele local. Esta segunda saída do Módulo Lunar durou cerca de 4 horas e 35 minutos.

Ao todo, durante a missão da Apollo 14, os astronautas estiveram  9 horas e 24 minutos em atividade fora do Módulo Lunar.

Uma curiosidade nesta missão foi o fato do astronauta Alan Shepard ter dado a primeira tacada de golfe na superfície lunar!

Concluída a missão no solo lunar, os 2 astronautas juntaram-se a Stuart Roosa, que estava em órbita ao redor da Lua, e assim regressaram à Terra.

Os astronautas chegaram à Terra no dia 9 de Fevereiro de 1971, numa missão bem-sucedida do programa Apollo da NASA.

Segue-se um pequeno vídeo da saída do astronauta Alan Shepard da Apollo 14 para a superfície lunar:

Artigos sobre outras missões do programa Apollo:

 Apollo 11Apollo 12Apollo 13Apollo 15Apollo 16Apollo 17

Share Button
Apollo 14
4 (80%) 4 votes
Tagged . Bookmark the permalink.

Comments are closed.