Apollo 15

Apollo 15Apollo 15, uma missão do programa espacial Apollo, que teve como objetivo colocar homens na superfície da Lua. Antes dessa missão, já por 3 vezes o homem tinha pousado no solo lunar, nomeadamente através da Apollo 11, Apollo 12 e Apollo 14. A Apollo 13 falhou esse objetivo devido a graves problemas técnicos.

A missão Apollo 15, da Agência Espacial Norte-Americana (NASA) , foi lançada em 26 de Julho de 1971 com os astronautas David R. Scott (Comandante), James B. Irwin (Piloto do Módulo Lunar) e Alfred M. Worden (Piloto do Módulo de Comando).

James Irwin junto do Rover Lunar

O astronauta James Irwin junto do Rover Lunar.

Em 30 de Julho de 1971, o Módulo Lunar Falcon pousou na superfície da Lua com os astronautas David Scott e James Irwin. O local de pouso foi na região Hadley-Apeninos. O astronauta Alfred Worden ficou em órbita ao redor da Lua não tendo pousado na superfície lunar.

Os astronautas que pousaram na Lua através do Falcon, estiveram na superfície do nosso satélite durante 3 dias. Durante esse tempo, estiveram um pouco mais de 18 horas em três atividades fora do Módulo Lunar.

A Apollo 15 foi a primeira missão a utilizar um Jipe Lunar (ou Rover Lunar) para se deslocar na superfície da Lua. O Rover Lunar da Apollo 15 deslocou-se por 27,9 km na superfície do nosso satélite.

Esta missão levou vários instrumentos científicos para a Lua, como por exemplo um espectrómetro de raios gama, entre muitos outros.

Um aspecto curioso da missão Apollo 15, foi uma experiência realizada pelo astronauta David Scott, que comprovou uma teoria de Galileu Galilei. Essa teoria permitiu-nos ficar a conhecer um pouco como se comportam os objetos em queda num campo gravitacional. Galileu defendia que se deixassemos cair dois corpos com massas diferentes, esses corpos iriam cair com a mesma taxa de aceleração. A Lua é um local privilegiado para essa experiência dado não possuir atmosfera. O astronauta David Scott pegou numa pena de falcão na mão esquerda, e um martelo geológico na mão direita. Deixou cair ambos os objetos ao mesmo tempo, tendo ambos chegado ao solo no mesmo momento. Confirmou-se assim uma teoria apresentada por Galileu Galilei alguns séculos atrás.

A missão Apollo 15 também trouxe para a Terra 77 kg de material lunar.

Por fim, os 2 astronautas abandonaram a Lua no dia 2 de Agosto de 1971. Posteriormente juntaram-se ao astronauta Alfred Worden que estava em órbita ao redor da Lua no Módulo de Comando. Estes 3 astronautas norte-americanos chegaram à Terra no dia 7 de Agosto de 1971, tendo assim concluído a missão da Apollo 15 com sucesso.

Segue-se um pequeno vídeo onde podemos ver a experiência realizada pelo astronauta David Scott, que assim confirmou a validade da teoria de Galileu.

Poderá ler os artigos que se seguem, que aborda as outras missões do projeto Apollo:

Apollo 11Apollo 12Apollo 13Apollo 14Apollo 16Apollo 17

Share Button
Apollo 15
5 (100%) 2 votes
Tagged . Bookmark the permalink.

Comments are closed.