Apollo 17

Apollo 17Apollo 17, a sexta e última missão do programa Apollo a levar seres humanos até à superfície lunar. Desde essa missão realizada em Dezembro de 1972, nunca mais o homem pisou o solo da Lua. A histórica missão Apollo 17 foi aquela cuja tripulação mais tempo ficou na superfície do nosso satélite natural.

Harrison Schmitt na Lua

O astronauta Harrison Schmitt na superfície da Lua.

No dia 7 de Dezembro de 1972 foi lançada rumo à Lua a missão Apollo 17 da NASA (Agência Espacial Norte-Americana). Nessa missão seguiam para o nosso satélite 3 astronautas: Eugene Cernan (Comandante), Harrison Schmitt (Piloto do Módulo Lunar) e Ronald Evans (Módulo de Comando). O objetivo era de pousar o Módulo Lunar Challenger no Vale de Taurus-Littrow, na borda sudeste do Mar da Serenidade. Este local da superfície lunar tinha vários aspetos de interesse geológico, por isso nesta missão seguiu um geólogo profissional, o astronauta Harrison Schmitt.

Em 11 de Dezembro de 1972 o Módulo Lunar pousou no local previsto, o Vale de Taurus-Littrow, com os astronautas Eugene Cernan e Harrison Schmitt. O astronauta Ronald Evans ficou em órbita da Lua.

Os astronautas que desceram no Módulo Lunar Challenger ficaram na Lua cerca de 3 dias. Durante a estadia na superfície do nosso satélite, os astronautas estiveram em “atividades extra-veiculares”, também chamadas de “passeios lunares”, por 3 vezes. Nessas atividades extra-veiculares, os astronautas instalaram vários instrumentos científicos e recolheram amostras lunares.

A Apollo 17 foi a terceira missão a utilizar o “Jipe Lunar” ou “Rover Lunar”. As outras missões a utilizar este veículo foram a Apollo 15 e a Apollo 16. Na Apollo 17, o Rover Lunar deslocou-se na superfície da Lua um pouco mais de 35 km, sendo esse um novo record de distância percorrida por este veículo.

Em 14 de Dezembro de 1972, os astronautas Eugene Cernan e Harrison Schmitt deixaram a superfície do nosso satélite. Estes foram os últimos seres humanos que estiveram na Lua, num total de 12 homens que durante o programa Apollo tiveram a oportunidade de “passear” na superfície lunar. Estes 2 astronautas juntaram-se a Ronald Evans que estava em órbita ao redor da Lua, dirigindo-se assim para a Terra.

No dia 17 de Dezembro de 1972, os 3 astronautas da Apollo 17 finalmente chegaram à Terra tendo cumprido com sucesso a última missão deste programa espacial.

Segue-se um pequeno documentário sobre a missão Apollo 17.

 De seguida seguem-se alguns artigos que falam sobre outras missões do programa Apollo:

Apollo 11Apollo 12Apollo 13Apollo 14Apollo 15Apollo 16

Share Button
Apollo 17
5 (100%) 3 votes
Tagged . Bookmark the permalink.

Comments are closed.