Ariel – Satélite de Úrano

ArielAriel, o quarto maior satélite natural (lua) do planeta Úrano. Ariel foi descoberto pelo astrónomo inglês William Lassell, em 24 de Outubro de 1851. Em 1986 ficámos a conhecer muito mais sobre Ariel devido à passagem da sonda espacial Voyager 2, que assim enviou para a Terra diversas fotos deste satélite de Úrano.

Ariel tem cerca de 1158 km de diâmetro, um pouco mais pequeno que Titânia, Oberon e Umbriel, os três maiores satélites do planeta Úrano.

Ariel orbita a uma distância aproximada de 190.000 km de Úrano, completando uma volta ao redor do planeta em aproximadamente 2,5 dias terrestres. Para além disso, Ariel completa uma volta sobre si próprio também em 2,5 dias terrestres, sendo portanto uma rotação sincronizada. Assim, Ariel tem sempre a mesma “face” voltada para o planeta Úrano.

A densidade deste satélite de Úrano é de cerca de 1,66 cm3. Sua composição é constituída em parte por gelo de água e em parte por material rochoso.

A superfície de Ariel é diversificada, apresentando crateras, falhas geológicas, canyons e planícies.

Quando a sonda Voyager 2 passou pelas proximidades desta lua de Úrano em 1986, obteve fotos de apenas 35% da sua superfície, pelo que mais de metade da sua superfície não é atualmente conhecida.

Ariel - Foto: Voyager 2

Ariel – Foto obtida pela Voyager 2.

Share Button
Ariel – Satélite de Úrano
4 (80%) 6 votes
Tagged , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.