As estrelas mais próximas da Terra

EstrelasQuais são as estrelas mais próximas da Terra? A partir do nosso planeta Terra podemos ver alguns milhares de estrelas a olho nu, muitas outras estrelas podem ser vistas se recorrermos a instrumentos de observação, como binóculos ou telescópios. Com tantas estrelas que podemos observar, quais são as que estão mais próximas de nós? Vamos ver a resposta neste artigo.

Segue-se então a lista das estrelas mais próximas da Terra, com algumas informações sobre cada uma delas:

1 – Sol

Como é do conhecimento geral, o Sol é a estrela mais próxima da Terra. O Sol situa-se a aproximadamente 150 milhões de km da Terra. Esta nossa estrela possui um diâmetro equatorial de 1.390.000 km. À sua superfície a temperatura ronda os 5.800 K.

2 – Alfa Centauri (sistema de três estrelas)

Alfa Centauri é na realidade um sistema triplo de estrelas situado na constelação de Centauro. As três estrelas deste sistema são: Proxima Centauri, Alfa Centauri A e Alfa Centauri B. A Proxima Centauri é a estrela mais próxima do Sistema Solar, sendo esta uma estrela anã vermelha que se situa a uma distância de 4,2 anos-luz. Apesar da sua proximidade Proxima Centauri não é visível a olho nu, tendo uma magnitude aparente de +11,05. As estrelas Alfa Centauri A e Alfa Centauri B situam-se a uma distância de 4,4 anos-luz, e ambas possuem dimensões equivalentes à dimensão do nosso Sol. Estas duas estrelas quando observadas a olho nu parecem ser apenas uma, e assim apresentam uma magnitude aparente conjunta de -0,27.

3 – Estrela de Barnard

Trata-se de uma estrela anã vermelha que se situa a 5,98 anos-luz de nós. Tem uma magnitude aparente de +9,54 não sendo visível a olho nu. A Estrela de Barnard situa-se na constelação de Ofiúco.

4 – Wolf 359

A estrela Wolf 359 é uma anã vermelha que se situa a 7,8 anos-luz de distância. Sua magnitude aparente é de +13,5 sendo assim observável apenas com recurso a grandes telescópios. A estrela Wolf 359 situa-se na constelação do Leão.

5 – Lalande 21185

Lalande 21185 é uma estrela anã vermelha situada a uma distância de 8,3 anos-luz. Sua magnitude aparente é de +7,5 sendo visível com recurso a um pequeno instrumento de observação. A estrela Lalande 21185 situa-se na constelação de Ursa Maior.

6 – Sirius (sistema de duas estrelas)

Sirius é a estrela mais brilhante que pode ser observada no céu noturno, localizando-se a uma distância de 8,58 anos-luz. Sirius tem uma magnitude aparente de -1,46, tratando-se na verdade um sistema de duas estrelas: Sirius A e Sirius B. Sirius A é a estrela principal, aquela que vemos a olho nu; Sirius B é uma estrela anã branca, muito menos brilhante que Sirius A, sendo possível observar apenas com recurso a um bom telescópio. Sirius pode ser observado na constelação do Cão Maior.

7 – Luyten 726-8 (sistema de duas estrelas)

Luyten 726-8, também conhecida como Gliese 65, é um sistema binário de estrelas situado a 8,73 anos-luz de distância. Ambas as estrelas deste sistema são anãs vermelhas. Uma das anãs vermelhas tem como magnitude aparente +12,54 e a outra tem +12,99. Nenhuma delas é visível a olho nu. Luyten 726-8 localiza-se na constelação de Cetus (Baleia).

8 – Ross 154

A estrela Ross 154 situa-se a 9,68 anos-luz de distância. Trata-se de uma anã vermelha que apresenta uma magnitude aparente de +10,43 sendo visível apenas com recurso a instrumentos de observação. Ross 154 localiza-se na constelação de Sagitário.

9 – Ross 248

A estrela Ross 248 situa-se a 10,32 anos-luz de distância. Esta também é uma anã vermelha, e possui uma magnitude aparente de +12,29 não sendo visível à vista desarmada. Ross 248 localiza-se na constelação de Andrómeda.

10 – Epsilon Eridani

A estrela Epsilon Eridani está a uma distância de 10,52 anos-luz de nós. A Epsilon Eridani é um pouco menor e menos maciça que o nosso Sol. Epsilon Eridani possui uma maginitude aparente de +3,73 sendo assim visível a olho nu. Esta estrela localiza-se na constelação do Eridano (Eridanus).

Assim encerramos a lista das estrelas mais próximas da Terra, porém existem outras estrelas que se situam na nossa vizinhança (à escala astronómica). As estrelas que se situam próximas do nosso Sistema Solar são na sua maioria (salvo algumas exceções) estrelas anãs de fraco brilho.

Share Button
As estrelas mais próximas da Terra
4.6 (92%) 20 votes
Tagged . Bookmark the permalink.

Comments are closed.