Asteróide Hígia

Asteróide HígiaO asteróide Hígia (conhecido também por 10 Hígia)  é o quarto maior objeto pertencente à Cintura de Asteróides, a região do Sistema Solar que se situa entre a órbita do planeta Marte e a órbita do planeta Júpiter. Na Cintura de Asteróides existem inúmeros asteróides, sendo Hígia um dos maiores.

O asteróide Hígia possui um diâmetro de aproximadamente 530 x 407 x 370 km. Na Cintura de Asteróides, apenas o planeta anão Ceres e os asteróides Pallas e Vesta são maiores que Hígia. Estes 4 objetos celestes juntos (Ceres, Pallas, Vesta e Hígia) formam aproximadamente metade da massa total da Cintura de Asteróides.

O asteróide Hígia foi descoberto no dia 12 de Abril de 1849 pelo astrónomo italiano Annibale de Gasparis. Este astrónomo descobriu vários asteróides ao longo de cerca de 16 anos.

Hígia é um asteróide composto por material carbonáceo, com uma superfície escura, sendo este o principal elemento da família de asteróides Hígia.

A distância de Hígia em relação ao Sol varia de aproximadamente 2,77 UA (no periélio) a 3,50 UA (no afélio). O asteróide Hígia demora cerca de 5,56 anos terrestres a completar uma volta ao redor do Sol e leva cerca de 27,62 horas a completar uma volta sobre si próprio (rotação).

 

Share Button
Asteróide Hígia
3.7 (73.33%) 3 votes
Tagged , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.