Asteróide Juno

Asteróide JunoO asteróide Juno (também designado por 3 Juno), é um corpo pertencente à Cintura de Asteróides, situando-se portanto entre a órbita do planeta Marte e a do planeta Júpiter. Dos inúmeros elementos que fazem parte da Cintura de Asteróides, Juno é um dos maiores.

Juno foi descoberto em 1 de Setembro de 1804 pelo astrónomo alemão Karl Harding. Este foi o terceiro corpo celeste da Cintura de Asteróides a ser descoberto. O primeiro foi Ceres e o segundo foi Pallas. Apesar disso, existem ainda mais alguns corpos celestes da Cintura de Asteróides que são maiores que Juno.

Juno

Fotos de Juno obtidas pelo telescópio Hooker do Monte Wilson.

Quando Juno foi descoberto este foi classificado como planeta, tal como anteriormente tinha acontecido com Ceres e Pallas, e como aconteceu posteriormente com Vesta. Porém, mais tarde todos estes corpos celeste foram classificados como asteróides. Mais tarde ainda (em 2006), Ceres foi classificado como planeta anão.

As dimensões de Juno são aproximadamente 320 x 267 x 200 km.

Ao longo da sua órbita, a distância deste asteróide em relação ao Sol varia entre cerca de 3,35 UA (afélio) a cerca de 1,99 UA (periélio). Juno demora 4,36 anos terrestres a completar uma volta ao Sol, ou seja, um ano de Juno corresponde a 4,36 anos do planeta Terra.

Em termos de rotação, este asteróide demora aproximadamente 7,21 horas a completar uma volta sobre si próprio.

Share Button
Asteróide Juno
5 (100%) 5 votes
Tagged , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.