Asteróide Pallas

Asteróide PallasO asteróide Pallas (de nome oficial 2 Pallas) é um elemento pertencente à Cintura de Asteróides, situando-se assim entre a órbita do planeta Marte e a órbita do planeta Júpiter. Pallas foi descoberto em 28 de Março de 1802 pelo astrónomo alemão Heinrich Wilhelm Olbers. Na época em que foi descoberto, Pallas foi considerado um planeta, porém mais tarde foi reclassificado como asteróide.

O asteróide Pallas é o segundo maior elemento da Cintura de Asteróides, logo a seguir ao planeta anão Ceres. A Cintura de Asteróides é uma região do Sistema Solar que se situa entre as órbitas de Marte e de Júpiter onde existem inúmeros asteróides.

As dimensões de Pallas são de aproximadamente 582 x 556 x 500 km. Apesar do asteróide Pallas ser ligeiramente maior que o asteróide Vesta (que também pertence à Cintura de Asteróides), Pallas é menos massivo, fazendo com que seja o terceiro elemento mais massivo dessa região do Sistema Solar.

Pallas possui uma órbita com uma excentricidade elevada, sendo que o seu afélio (ponto da órbita mais afastado do Sol) é aproximadamente 510 milhões de km, enquanto que o seu periélio (ponto da órbita mais próximo do Sol) é aproximadamente 319 milhões de km. Este asteróide possui ainda uma órbita com uma elevada inclinação relativamente ao plano da eclíptica.

Pallas demora cerca de 4,62 anos terrestres a completar uma volta ao redor do Sol (translação), e demora menos de 8 horas a completar uma volta sobre si próprio (rotação).

Share Button
Asteróide Pallas
2.7 (53.33%) 3 votes
Tagged , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.