Chariklo – o asteróide com anéis

Chariklo - o asteróide com anéis. Crédito: ESO/L. Calçada/M. Kornmesser/Nick RisingerChariklo, um asteróide longínquo que surpreendeu os astrónomos, por terem sido detetados à sua volta dois anéis. No Sistema Solar, apenas conhecíamos a existência de anéis em quatro planetas, nomeadamente Júpiter, Saturno (o mais evidente), Úrano e Neptuno, sendo estes os 4 maiores planetas do Sistema Solar. Nunca tal tinha sido observado num objeto de pequenas dimensões como um asteróide.

O asteróide Chariklo possui aproximadamente 250 km de diâmetro, sendo o maior objeto conhecido do grupo dos Centauros. Um Centauro é um tipo de corpo menor do Sistema Solar que se situa entre a órbita do planeta Júpiter e a órbita do planeta Neptuno.

Ao longo da órbita de Chariklo, a sua distância ao Sol varia de um máximo de 18,66 UA (afélio) a um mínimo de 13,08 UA (periélio).

No dia 26 de Março de 2014 os astrónomos anunciaram a descoberta de que o asteróide Chariklo possui anéis. Esta descoberta foi realizada com o auxílio de vários telescópios situados na América do Sul. Um dos anéis de Chariklo possui 7 km de largura, enquanto que o outro possui 3 km de largura, e estão separados por uma distância de 9 km.

Estes anéis do asteróide Chariklo são provavelmente constituídos por partículas de gelo e talvez pequenos fragmentos de rocha. Na origem destes anéis poderá estar um impacto com Chariklo que assim expeliu matéria, tendo esta ficado ao redor do asteróide.

Share Button
Chariklo – o asteróide com anéis
4.6 (91.43%) 7 votes
Tagged , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.