Cisne – Constelação

Constelaçao do Cisne - Crédito: Torsten BrongerA constelação do Cisne (Cygnus) é uma bem conhecida constelação do hemisfério celestial norte, situada no plano da Via Láctea. A constelação do Cisne também pode ser observada em algumas regiões do hemisfério sul, principalmente nas mais próximas do equador.

As principais estrelas desta constelação parecem formar uma cruz, o que leva a por vezes a ser chamada de Cruzeiro do Norte (em comparação com a constelação do Cruzeiro do Sul, do hemisfério sul). A constelação do Cisne é até uma das constelações mais facilmente reconhecíveis no céu noturno do hemisfério norte durante os meses de verão e outono.

A estrela mais brilhante da constelação do Cisne é Deneb (Alpha Cygni), uma supergigante branca muito luminosa. Deneb, juntamente com a estrela Vega (constelação de Lira) e Altair (constelação da Águia), forma o asterismo chamado “Triângulo de Verão“, que pode ser observado no céu do hemisfério norte durante o verão.

A estrela 61 Cygni foi a primeira estrela para além do Sol, a ter sua distância medida em relação à Terra. Em 1838, o astrónomo alemão Friedrich Bessel calculou que esta estrela estava a uma distância de 10,3 anos-luz, um resultado muito próximo da realidade que é de 11,4 anos-luz.

A constelação do Cisne é rica em objetos do céu profundo, tais como aglomerados estelares abertos (M29 e M39, dois objetos que fazem parte do catálogo de Messier), e nebulosas de diferentes tipos.

Share Button
Cisne – Constelação
4.2 (83.33%) 6 votes
Tagged . Bookmark the permalink.

Comments are closed.