Cláudio Ptolomeu – Biografia – Vida e Obra

Cláudio PtolomeuCláudio Ptolomeu, um dos mais marcantes astrónomos da antiguidade. Defendeu o sistema geocêntrico, colocando a Terra no centro do Universo, onde à sua volta orbitam tanto o Sol, como os planetas e as estrelas. O sistema geocêntrico foi aceite durante séculos, até que mais tarde vários astrónomos colocaram-no em causa, demonstrando que a Terra orbita em volta do Sol (sistema heliocêntrico).

Não existe a certeza sobre a data do nascimento de Cláudio Ptolomeu, porém possivelmente Cláudio Ptolomeu nasceu no ano 90 no Egipto. Não se conhecem muitos pormenores sobre sua vida, porém sua influência na História da astronomia foi muito grande, dado que o sistema geocêntrico (que ele defendia) perdurou por cerca de 1400 anos no pensamento científico, até que astrónomos como Nicolau Copérnico e Galileu Galilei demonstraram que o Sol é o centro do Sistema Solar em volta do qual orbita a Terra e os restantes planetas.

Na época, o sistema geocêntrico era aceite pela generalidade das pessoas. Não foi Ptolomeu quem criou esse sistema, porém foi este astrónomo quem lhe deu uma forma final que foi referência ao longo de séculos. Como exemplo, muito antes de Ptolomeu, o filósofo Aristóteles já defendia o geocentrismo.

Ptolomeu defendia a ideia da Terra no centro do Universo, e à sua volta orbitavam os corpos celestes em suas esferas. Os corpos celestes, por ordem de proximidade da Terra, são: Lua (mais próximo da Terra), Mercúrio, Vénus, Sol, Marte, Júpiter, Saturno e por fim as estrelas.

Ptolomeu defendeu o sistema geocêntrico na sua grande obra chamada de Almagesto. Nesta obra dividida em 13 livros é baseada em observações e ideias de outros astrónomos, nomeadamente de Hiparco, bem como em suas próprias observações.

Cláudio Ptolomeu morreu possivelmente em 168.

Share Button
Cláudio Ptolomeu – Biografia – Vida e Obra
4.5 (90%) 8 votes
Tagged , , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.