Colisão de duas estrelas no ano 2022

Colisão de estrelasUma equipa de astrónomos liderado por Larry Molnar prevê que no ano 2022 poderemos observar uma colisão entre duas estrelas que se situam a cerca de 1800 anos-luz de nós. Como consequência da explosão, nesse ano será visível a olho nu uma “nova” estrela na constelação do Cisne.

A previsão é que irá ocorrer a fusão entre as duas estrelas do sistema KIC 9832227, provocando uma grande explosão. Se tal acontecer, a “nova” estrela poderá ser visível durante vários meses no céu noturno, dado que o brilho da KIC 9832227 (que atualmente não é visível a olho nu) aumentará muito significativamente devido à explosão resultante da colisão.

A KIC 9832227 é uma estrela binária de contato, sendo que as duas estrelas orbitam muito próximas uma da outra. A proximidade entre elas é tal que acabam por possuir uma atmosfera em comum.

Em 2013 os astrónomos descobriram que o período orbital destas estrelas, correspondente a 11 horas, era um pouco menor do que o período anteriormente descoberto pelo satélite Kepler. Observações posteriores permitiram concluir que o período orbital ainda diminuiu mais.

Essa situação já aconteceu com o sistema estelar V1309 Scorpi. As duas estrelas deste sistema foram apresentando períodos orbitais cada vez menores até que em 2008 deu-se a colisão destas duas estrelas.

Aguardam-se por novos estudos sobre KIC 9832227 com o intuito de ficarmos a saber se o período orbital do sistema vai continuar a diminuir com o tempo, e se então por volta do ano 2022 teremos uma colisão de estrelas e o surgimento de uma “nova” estrela no céu, na direção da constelação do Cisne.

Share Button
Colisão de duas estrelas no ano 2022
4.5 (90%) 14 votes
Tagged . Bookmark the permalink.

Comments are closed.