Cometa 209P/LINEAR e uma nova chuva de meteoros em 2014

Meteoro. Crédito: Mike HankeyO Cometa 209P/LINEAR é um cometa periódico descoberto em 3 de Fevereiro de 2004 pelo projeto Lincoln Near-Earth Asteroid Research (LINEAR). Este cometa poderá eventualmente originar em 2014 uma grande chuva de meteoros.

O Cometa 209P/LINEAR completa uma órbita ao redor do Sol em pouco mais de 5 anos. O periélio (ponto mais próximo do Sol) do Cometa 209P/LINEAR é de cerca de 0,9 UA, e o seu afélio (ponto mais afastado do Sol) é de cerca de 4,9 UA.

O que tem chamado mais atenção em relação ao Cometa 209P/LINEAR é que ele vai atingir o seu periélio a 6 de Maio de 2014, e no dia 24 de Maio o planeta Terra vai passar pela região do espaço onde vai encontrar as partículas deixadas para trás pelo cometa, podendo assim provocar uma nova chuva de meteoros (popularmente chamado de chuva de estrelas cadentes), talvez mesmo uma tempestade de meteoros. Os primeiros a avançar com a possibilidade da chuva de meteoros foram os cientistas Esko Lyytinen e Peter Jenniskens.

As chuvas de meteoros são fenómenos difíceis de prever com rigor, por isso as opiniões em relação ao que poderá ocorrer são divergentes. Previsões mais conservadoras apontam que poderão ser observados entre 100 a 400 meteoros por hora, porém também há quem avance para a possibilidade de ultrapassar os 1000 por hora. Esta última possibilidade foi defendida por Jérémie Vaubaillon do IMCCE (França), que disse que a Terra atravessará os rastos de poeira que este cometa deixou para trás entre os anos de 1803 e 1924.

Esta chuva de meteoros, se ocorrer, terá como radiante (ponto no céu de onde os meteoros parecem surgir) na constelação da Girafa (Camelopardalis), uma constelação visível a partir do hemisfério norte. Significa isto que é no hemisfério norte o local privilegiado para se ver esta chuva de meteoros.

Porém é importante termos em mente que na data em que este artigo foi escrito (04/01/2014) ainda não se pode avançar com muitas certezas à cerca de como, e se, ocorrerá realmente esta chuva de meteoros. Este tipo de fenómeno é bastante imprevisível, mas seja como for será bom fixarmos a data de 24 de Maio de 2014 e verificarmos por nós próprios (se as condições meteorológicas o permitirem), pois talvez tenhamos uma agradável surpresa.

De salientar que as chuvas de meteoros não constituem perigo para os observadores na Terra.

Share Button
Cometa 209P/LINEAR e uma nova chuva de meteoros em 2014
4.3 (86.67%) 3 votes
Tagged , , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.