Dione – Satélite de Saturno

DioneDione é o quarto maior satélite natural (lua) do planeta Saturno. Dione foi descoberto em 1684 pelo astrónomo italiano Giovanni Cassini. Porém, só com a passagem de sondas espaciais pelo sistema do planeta Saturno é que ficamos a conhecer com mais pormenores as principais características deste satélite.

Dione tem um diâmetro aproximado de 1123 km, e orbita a uma distância média de 377.400 km do planeta Saturno.

Dione completa uma volta ao redor de Saturno (translação) em 2,73 dias terrestres, o mesmo tempo que demora a completar uma volta sobre si próprio (rotação). Trata-se portanto de uma rotação sincronizada. Assim Dione tem sempre a mesma “face” voltada para o planeta Saturno, situação que ocorre na maioria dos satélites no Sistema Solar.

No seu movimento ao redor do planeta Saturno, Dione é “acompanhado” por dois outros pequenos satélites de Saturno, nomeadamente Helene que orbita 60 graus à frente de Dione, e Polideuces que orbita 60 graus atrás de Dione.

A superfície de Dione possui características diversas, nomeadamente regiões ricas em crateras, algumas de dimensões consideráveis (até 100 km de diâmetro), outras regiões que são planícies com menos crateras. Na sua superfície existem ainda fraturas que se estendem por dezenas e até mesmo centenas de km.

Dione é um satélite constituído essencialmente por água no estado de gelo, e também por matéria rochosa. Sua densidade é de 1,48 g/cm3.

Este satélite já foi visitado por várias sondas espaciais, nomeadamente Voyager 1, Voyager 2 e Cassini. Muito daquilo que sabemos sobre esta lua de Saturno foram obtidas por intermédio destas missões espaciais.

Superfície de Dione

Foto da superfície de Dione.

Share Button
Dione – Satélite de Saturno
4.8 (96.36%) 11 votes
Tagged , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.