Eclipses Solares e Lunares em 2017

Eclipse - Crédito: NASADurante o ano de 2017 vão ocorrer 4 eclipses: 2 eclipses do Sol e 2 eclipses da Lua. Estes são acontecimentos astronómicos que geram interesse e curiosidade nas pessoas em geral, e não somente nos astrónomos. Tendo isso em mente, vamos neste artigo apresentar quais os locais e as datas onde poderão ser observados os eclipses em 2017.

Os visitantes deste site são de diversos locais do mundo, pelo que os horários dos eclipses aqui apresentados são com base no Tempo Universal (TU). Assim, é fundamental converter o horário aqui apresentado em Tempo Universal para o horário do Tempo Local, conforme a localização geográfica do visitante deste site. Por exemplo, o Brasil tem o horário local diferente do horário local de Portugal, de Angola, de Moçambique, etc.

Para as observações dos eclipses, é necessário também levar em conta as condições atmosféricas no local de observação.

Posto isto, vamos apresentar a lista dos eclipses em 2017:

Eclipse penumbral da Lua – 11 de Fevereiro de 2017

Lua entra na penumbra: 22:34 TU (Tempo Universal, precisamos de o converter para horário local)
Meio do eclipse: 00:45 TU
Lua sai da penumbra: 02:53 TU

Este eclipse penumbral da Lua pode ser observado na América, Europa, África e Ásia.

Para ver com mais pormenor quais os locais onde este eclipse solar poderá ser observado, clique no link:  https://eclipse.gsfc.nasa.gov/LEplot/LEplot2001/LE2017Feb11N.pdf.

Eclipse anular do Sol – 26 de Fevereiro de 2017

Início do eclipse parcial: 12:11 TU (Tempo Universal, precisamos de o converter para o horário local)
Início do eclipse anular: 13:15 TU
Máximo do eclipse: 14:53 TU
Fim do eclipse anular: 16:32 TU
Fim do eclipse parcial: 17:36 TU

Na sua forma de eclipse anular do Sol, este será visível numa faixa muito estreita que começa no Oceano Pacífico, passando pela região sul da América do Sul (Patagónia), atravessando depois o Oceano Atlântico Sul, e terminando no sudoeste de África (sendo visível também em Angola) . Na sua forma parcial, este eclipse pode ser observado na região centro e sul da América do Sul, parte da Antárctida e parte de África.

Para ver com mais pormenor quais os locais onde este eclipse solar poderá ser observado, clique no link: https://eclipse.gsfc.nasa.gov/SEplot/SEplot2001/SE2017Feb26A.GIF.

Eclipse parcial da Lua – 7 de Agosto de 2017

Lua entra na penumbra: 15:50 TU (Tempo Universal, precisamos de o converter para horário local)
Lua entra na sombra: 17:23 TU
Meio do eclipse: 18:20 TU
Lua sai da sombra: 19:10 TU
Lua sai da penumbra: 20:51 TU

Este eclipse parcial da Lua pode ser observado na Europa (especialmente no leste), África, Ásia e Oceania.

Para ver com mais pormenor quais os locais onde este eclipse solar poderá ser observado, clique no link: https://eclipse.gsfc.nasa.gov/LEplot/LEplot2001/LE2017Aug07P.pdf.

Eclipse total do Sol – 21 de Agosto de 2017

Início do eclipse parcial: 15:47 TU (Tempo Universal, precisamos de o converter para o horário local)
Início do eclipse total: 16:49 TU
Máximo do eclipse: 18:26 TU
Fim do eclipse total: 20:03 TU
Fim do eclipse parcial: 21:04 TU

Na sua forma de eclipse total do Sol, este será visível numa faixa muito estreita começando no Oceano Pacífico, atravessando os Estados Unidos da América, terminando no Oceano Atlântico. Na sua forma de eclipse total, a duração máxima será de 2 minutos e 41 segundos nos locais privilegiados para a observação do mesmo. Na sua forma parcial, o eclipse poderá ser observado na América do Norte, na região norte da América do Sul, no oeste da Europa e no oeste de África.

Para ver com mais pormenor quais os locais onde este eclipse solar poderá ser observado, clique no link:  https://eclipse.gsfc.nasa.gov/SEplot/SEplot2001/SE2017Aug21T.GIF.

Neste artigo são apresentadas diversas informações sobre os eclipses em 2017, nomeadamente onde e quando poderão ser observados. Mas poderá querer saber com mais detalhes como ocorrem os eclipses, como eles se explicam. Para saber mais sobre este fenómeno astronómico, aqui fica a sugestão de leitura do artigo: Eclipse Solar e Eclipse Lunar.

Share Button
Eclipses Solares e Lunares em 2017
4.2 (84%) 5 votes
Tagged , , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.