Edmond Halley – Biografia – Vida e Obra

Edmond HalleyEdmond Halley (ou Edmund Halley) foi um astrónomo inglês que ficou conhecido por ter sido o primeiro a determinar a periodicidade de um cometa. Esta foi uma descoberta muito importante, tendo o cometa ficado conhecido como o cometa Halley. Porém, a importância deste astrónomo vai muito para além desta descoberta, como podemos ver nesta pequena biografia.

Edmond Halley nasceu em 8 de Novembro de 1656 em Haggerston, Inglaterra.

Na sua infância estudou no St Paul’s School, em Londres; mais tarde estudou no The Queen’s College, em Oxford.

Em 1675, Edmond Halley tornou-se assistente de John Flamsteed, Astrónomo Real Britânico. John Flamsteed criou um projeto que consistia em usar o telescópio para compilar um catálogo de estrelas visíveis no hemisfério norte. Esse projeto acabaria por influenciar Edmond Halley, que no ano seguinte partiu para a Ilha de Santa Helena com o propósito de catalogar as estrelas que eram visíveis no hemisfério sul.

Em 1678, Edmond Halley voltou para Inglaterra. No ano seguinte publicou o trabalho que tinha realizado no hemisfério sul onde incluía detalhes de 341 estrelas.

Em 1684, Edmond Halley encontrou-se pela primeira vez com Isaac Newton. A amizade que se seguiu entre estes dois astrónomos acabaria por ser muito produtiva em termos científicos. Edmond Halley teve um papel muito importante na publicação do “Philosophiae Naturalis Principia Mathematica” (Princípios Matemáticos de Filosofia Natural), uma obra de Isaac Newton, sendo mesmo uma das mais importantes obras científicas de toda a História da ciência. Isaac Newton divulgou nesta obra, entre outras coisas, a sua famosa lei da gravitação universal.

O trabalho mais conhecido de Edmond Halley tem a ver com um cometa que o próprio tinha observado em 1682. Esta observação levou a que mais tarde o astrónomo inglês viesse a analisar uma possível ligação entre essa observação e o surgimento de um cometa observado em 1531, e outro em 1607. Ao observar as características destas 3 observações, descobriu que na realidade tratava-se do mesmo cometa que surgia em intervalos de aproximadamente 76 anos. Essa descoberta estava de acordo com a lei da gravitação formulada por Isaac Newton. Edmond Halley previu então o regresso do cometa em 1758, situação que de fato ocorreu, confirmando a descoberta deste astrónomo. No ano em que o cometa surgiu, Edmond Halley já havia falecido há 16 anos. Em homenagem a este astrónomo, o cometa ficou conhecido como o cometa Halley.

Edmond Halley faleceu a 14 de Janeiro de 1742, em Greenwich, Inglaterra.

Share Button
Edmond Halley – Biografia – Vida e Obra
5 (100%) 3 votes
Tagged , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.