Éris – Planeta Anão

Éris e DisnomiaÉris, um planeta anão longínquo que orbita na maior parte do tempo para lá da órbita de Plutão. Éris é possivelmente o maior planeta anão do Sistema Solar, seu diâmetro estimado é muito próximo do diâmetro estimado de Plutão. Não se conhece com rigor as dimensões exatas deste objeto celeste, mas possivelmente Éris é ligeiramente maior que Plutão.

A descoberta de Éris foi feita em 5 de Janeiro de 2005 pela équipa de Mike Brown, Chadwick Trujillo e David Rabinowitz do Caltech (California Institute of Technology). A descoberta de Éris foi anunciada em 29 de Julho de 2005. Éris foi inicialmente designado por 2003 UB313, e enquanto não recebeu um nome oficial, foi chamado de Xena (nome baseado na guerreira Xena de uma série televisiva da época).

Na época, Plutão era ainda considerado planeta, e dado que Éris parecia ser maior que Plutão começou a ser chamado de décimo planeta do Sistema Solar. Isso durou pouco, pois em Agosto de 2006 foi criada a categoria de planeta anão. Plutão e Éris passaram a ser classificados como planetas anões.

Éris, para além de ser um planeta anão, também é um plutoide. Um plutoide é um planeta anão que tem sua órbita para lá da órbita do planeta Neptuno. Éris é portanto também um objeto transneptuniano.

Estima-se que Éris tenha cerca de 2320 km de diâmetro e demora cerca de 557 anos terrestres a completar uma órbita em volta do Sol. A órbita de Éris é fortemente excêntrica, o seu afélio (ponto mais afastado do Sol) é de aproximadamente 97,5 UA, e o seu periélio (ponto mais próximo do Sol) é de aproximadamente 38,5 UA. Dada a sua grande distância ao Sol, a temperatura neste planeta anão poderá chegar a um mínimo de -248º. A órbita de Éris está inclinada em cerca de 44º em relação à eclíptica (plano da órbita da Terra em volta do Sol).

Éris possui atualmente um satélite natural conhecido chamado de Disnomia. Na época da descoberta do seu satélite, este planeta anão era ainda conhecido por Xena. Por isso o satélite foi chamado (de forma não oficial) de Gabrielle, a companheira da guerreira Xena na série televisiva. Disnomia tem um diâmetro estimado entre os 300 km e os 400 km. Este satélite orbita a cerca de 37.500 km de Éris, demorando cerca de 15 dias terrestres a completar uma volta ao redor do planeta anão.

Órbita de Éris

Representação da órbita de Éris comparando com a órbita dos planetas exteriores do Sistema Solar e a órbita de Plutão.

Share Button
Éris – Planeta Anão
4.4 (88.33%) 12 votes
Tagged , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.