Estrela Achernar – Constelação do Erídano

Achernar. Crédito: Wikipédia.Achernar, a estrela alfa da constelação de Erídano (ou Eridanus) e a mais brilhante de sua constelação, possui uma magnitude aparente de +0,45. Trata-se na realidade de um sistema binário de estrelas.

Achernar é uma estrela branco-azulada situada a aproximadamente 144 anos-luz de nós. A sua massa é de aproximadamente 7 vezes a massa solar. Seu brilho intrínseco é mais de 1000 vezes o brilho do Sol, se levarmos em conta apenas a luz visível. Se levarmos em conta a totalidade de energia, então esta estrela emite mais de 3000 vezes energia que o Sol.

Achernar é uma estrela com uma velocidade de rotação muito rápida. Devido a isso esta é uma estrela “achatada” nos pólos. Seu diâmetro equatorial é pelo menos 50% superior ao diâmetro polar. Aliás, esta é a estrela mais “achatada” atualmente conhecida. O diâmetro polar de Achernar é de aproximadamente 7,3 vezes o diâmetro do Sol, já o seu diâmetro equatorial é de aproximadamente 11,4 vezes o do Sol.

Devido à sua forma “achatada”, a temperatura à superfície desta estrela varia conforme a latitude. Nos pólos esta estrela pode ser superior a 20.000 K, já no equador a temperatura poderá rondar os 10.000 K ou até menos.

Achernar tem uma companheira bem mais pequena, denominada de Achernar B. Esta duas estrelas estão a cerca de 6,7 UA (Unidades Astronómicas) de distância uma da outra.

Share Button
Estrela Achernar – Constelação do Erídano
4.1 (82.86%) 7 votes
Tagged , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.