Estrela Adhara – Constelação do Cão Maior

Estrela Adhara - Epsilon Canis Majoris - Fonte: WikipédiaA estrela Adhara, também conhecida como Epsilon Canis Majoris, é a segunda estrela mais brilhante da constelação de Cão Maior. Adhara trata-se na verdade de uma estrela binária (ou sistema binário). É portanto constituída por duas estrelas ligadas entre si gravitacionalmente, porém a olho nu aparece-nos como sendo apenas uma estrela.

Adhara situa-se a aproximadamente 430 anos-luz de distância de nós. A estrela principal deste sistema binário tem uma magnitude aparente de +1,5 tratando-se de uma estrela gigante azul (classificação espectral B2). À superfície, a temperatura desta estrela ronda os 22.200 K. Se conseguíssemos ver a radiação ultravioleta, esta seria a estrela mais brilhante no céu dentro deste espectro eletromagnético.

O outro elemento deste sistema binário é bastante menos brilhante, possuindo uma magnitude aparente de +7,5. A estrela principal deste sistema é cerca de 250 vezes mais brilhante.

Estima-se que há cerca de 4,7 milhões de anos atrás, a estrela Adhara estava muito mais perto do Sistema Solar, estando “apenas” a cerca de 34 anos-luz de distância (em oposição aos 430 anos-luz atuais), fazendo com que naquela época esta fosse a estrela mais brilhante do céu com uma magnitude aparente de -3,99.

Adhara (ou Epsilon Canis Majoris) surge na bandeira do Brasil representando o Estado de Tocantins.

Share Button
Estrela Adhara – Constelação do Cão Maior
4.9 (97.5%) 8 votes
Tagged , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.