Estrela Aldebaran – Constelação de Touro

AldebaranAldebaran ou Aldebarã é a estrela alfa da constelação de Touro, e a estrela mais brilhante desta constelação. Vista da Terra, Aldebaran é uma estrela brilhante possuindo uma magnitude aparente média de cerca de +0,86, sendo esta uma estrela ligeiramente variável, ou seja, seu brilho varia ligeiramente ao longo do tempo. Já a sua magnitude absoluta é de cerca de -0,63.

O nome “Aldebaran” vem de uma palavra árabe que significa “aquele que segue”, pois no seu movimento aparente no céu noturno, parece seguir o enxame estelar aberto das Plêiades.

Aldebaran, vista da Terra, apresenta-se sobreposta ao enxame estelar aberto das Híades, porém não está relacionado com ele, sendo apenas fruto da perspetiva.

Aldebaran é uma estrela gigante vermelha situada a cerca de 65 anos-luz de nós, seu diâmetro é cerca de 45 vezes o diâmetro do Sol. A temperatura na superfície desta estrela é de cerca de 4.000 K, ou seja, é uma estrela relativamente fria.

Aldebaran tem como companheira uma anã vermelha, de difícil observação dada a sua fraca magnitude, +13. Para além da anã vermelha, poderá existir ainda um outro elemento podendo este ser um planeta, porém tal não foi confirmado e esse suposto elemento poderá não existir.

Aldebaran e o Sol

Comparação do tamanho de Aldebaran com o tamanho do Sol.

Share Button
Estrela Aldebaran – Constelação de Touro
4.8 (95%) 8 votes
Tagged , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.