Estrela Alfa Centauri – Constelação de Centauro

Alfa Centauri - Credito: ESOAlfa Centauri é a estrela mais brilhante da constelação de Centauro e uma das mais brilhantes do céu noturno (visto a partir da Terra). Alfa Centauri (também conhecido por Rigil Kentaurus) é na realidade um sistema triplo de estrelas, constituído pelas estrelas Alfa Centauri A, Alfa Centauri B e Alfa Centauri C, ligadas gravitacionalmente entre si. A Alfa Centauri C, também conhecida por Proxima Centauri, é a estrela mais próxima do nosso Sistema Solar.

Com um pequeno telescópio astronómico é possível observar as duas maiores estrelas deste sistema estelar, a Alfa Centauri A e a Alfa Centauri B como estrelas separadas (à vista desarmada parece ser uma só estrela). Ambas as estrelas possuem dimensões próximas da dimensão do nosso Sol. A primeira é uma estrela amarela, a segunda é alaranjada. Estas duas estrelas estão a aproximadamente 4,4 anos-luz de nós, e combinadas apresentam uma magnitude aparente de -0,27. Um pouco distante destas duas estrelas está Proxima Centauri, estando a cerca de 4,2 anos-luz da Terra. Vista da Terra, Proxima de Centauri situa-se a uma distância significativa do grupo das duas principais estrelas.

Do nosso conhecimento atual, Proxima Centauri é a estrela mais próxima de nós (a seguir ao Sol), apesar disso foi descoberta apenas em 1915 dado ser uma estrela anã vermelha de brilho muito fraco e de pequenas dimensões, e por isso só é possível observar através de grandes telescópios astronómicos.

Alfa Centauri situa-se na constelação de Centauro, que é visível no hemisfério sul.

Share Button
Estrela Alfa Centauri – Constelação de Centauro
4.5 (90%) 10 votes
Tagged , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.