Estrela Altair – Constelação da Águia

Estrela AltairAltair é a estrela alfa da constelação da Águia, sendo também a estrela mais brilhante da sua constelação. A magnitude aparente de Altair é de +0,77 sendo assim uma estrela relativamente brilhante vista a partir da Terra. A sua distância em relação a nós é de aproximadamente 17 anos-luz, o que a torna uma estrela próxima (à escala astronómica).

A estrela Altair possui uma massa cerca de 1,8 vezes superior à massa do nosso Sol, sendo também cerca de 10 vezes mais brilhante que este. O seu diâmetro é aproximadamente o dobro do diâmetro do Sol.

Uma das características notáveis de Altair é a sua rotação bastante rápida. Como consequência disso, Altair é uma estrela achatada nos pólos, ou seja, o diâmetro equatorial é significativamente maior que o seu diâmetro polar. Em termos de comparação, o nosso Sol leva um pouco mais de 25 dias a completar uma volta sobre si próprio, enquanto que Altair demora por volta de 9 horas (apesar de existirem algumas estimativas que divergem um pouco em relação à rotação de Altair).

A estrela Altair é uma das três estrelas que formam o asterismo conhecido como Triângulo de Verão. O Triângulo de Verão é um triângulo “imaginário” em cujos vertices estão as estrelas: Vega (constelação de Lira), Deneb (constelação do Cisne) e Altair (constelação da Águia). Estas estrelas ganham algum destaque no céu noturno do hemisfério norte durante os meses de verão.

Share Button
Estrela Altair – Constelação da Águia
4.3 (86.67%) 6 votes
Tagged , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.