Estrela Anã Negra

Anã NegraUma estrela anã negra é um tipo de estrela hipotética, que seria o resultado de uma estrela anã branca que arrefeceu de tal forma que deixou de emitir de forma significativa luz e calor. Calcula-se que o tempo necessário para que uma estrela anã branca se torne numa anão negra seja maior que a idade atual do Universo, como tal pensa-se que ainda não existem anãs negras no Universo.

Para melhor entendermos este assunto, vamos começar por ver o que é uma estrela anã branca.

Quando uma estrela com massa até cerca de 8 vezes a massa do nosso Sol esgota o hidrogénio em seu núcleo, o núcleo da estrela passa a ser constituído essencialmente por hélio. Nesta fase, a estrela expande-se tornando-se numa estrela gigante vermelha. Nas camadas exteriores ainda se dá a fusão de hidrogénio em hélio, ao contrário do seu núcleo.

Então no núcleo dá-se a fusão de hélio em carbono, acabando também por surgir outros elementos pesados. O processo de fusão vai assim terminando, e o núcleo contrai-se pela ação a sua própria força de gravidade. Entretanto as camadas exteriores da estrela gigante vermelhas são expelidas, formando uma nebulosa planetária.

Neste ponto temos uma nebulosa planetária a envolver um pequeno mas muito denso corpo celeste, uma anã branca. Uma anã branca é portanto o núcleo daquilo que era uma estrela gigante vermelha.

Passadas algumas dezenas de milhares de anos, a nebulosa planetária é dissipada, ficando apenas a estrela anã branca.

Uma anã branca é um dos objetos celestes mais densos que existem, sendo apenas ultrapassada pelas estrelas de neutrões e pelos buracos negros.

Uma estrela anã branca geralmente possui o equivalente a 0,6 massas solares, podendo chegar a um máximo de 1,4 massas solares.

Pensa-se que uma anã branca acabará por esgotar a sua energia, tornando-se assim numa anã negra. Porém. não se sabe ao certo quanto tempo tal demorará a acontecer, ainda que os modelos científicos sobre este assunto apontam para um tempo mesmo muito superior à idade atual do Universo. Não sabemos com certeza se um dia existirão anãs negras no Universo ou não.  Se tais objetos celestes existissem atualmente, seriam muito difíceis de detetar devido a emitirem muito pouca radiação.

Nota: É importante não confundir anã negra com buraco negro. Tratam-se de objetos celestes muito diferentes.

Share Button
Estrela Anã Negra
3.8 (75%) 4 votes
Tagged . Bookmark the permalink.

Comments are closed.