Estrela Anã Vermelha

Anã VermelhaO que é uma estrela anã vermelha? Anã vermelha é o tipo de estrela mais comum na Via Láctea. Trata-se de uma estrela pequena, pouco massiva e relativamente fria. Como o próprio nome indica, a cor deste tipo de estrela é vermelha.

As anãs vermelhas são estrelas que fazem parte da chamada sequência principal, uma faixa de estrelas representada no diagrama de Hertzsprung-Russell. As estrelas da sequência principal geram luz e calor através da fusão de hidrogénio em hélio nos seus núcleos.

Pensa-se que as anãs vermelhas permanecem muitos milhares de milhões de anos na sequência principal, demorando assim muito tempo a chegar a outros estágios posteriores. Não foi possível observar anãs vermelhas nesses estágios posteriores, dado que o tempo de existência do Universo ainda não foi suficiente para que existam anãs vermelhas que tenham deixado a sequência principal.

A massa das anãs vermelhas pode ir desde aproximadamente 0,075 vezes a massa do nosso Sol, até aproximadamente metade da massa do nosso Sol. São estrelas relativamente frias, com sua temperatura à superfície a rondar os 4.000 K.

Dada a fraca luminosidade das anãs vermelhas, a sua observação a partir da Terra não é fácil. A olho nu não é possível observarmos nenhuma estrela anã vermelha. Vejamos o exemplo de Proxima Centauri, a estrela mais próxima de nós (sem contar com o Sol), a uma distância de cerca de 4,2 anos-luz. Próxima Centauri é uma anã vermelha e apresenta uma magnitude aparente de +11,05 sendo totalmente invisível à vista desarmada.

Já foram detetados planetas a orbitar anãs vermelhas. Existem inclusivamente anãs vermelhas que possuem um sistema planetário, como é provavelmente o caso da estrela anã vermelha Gliese 581.

Share Button
Estrela Anã Vermelha
4.9 (97.14%) 7 votes
Tagged . Bookmark the permalink.

Comments are closed.