Estrela Antares – Constelação de Escorpião

AntaresAntares, uma estrela supergigante vermelha que pode ser observada na constelação de Escorpião. Uma estrela de grandes dimensões e, vista da Terra, é a estrela mais brilhante da sua constelação, sendo designada por alfa de Escorpião. O nome da estrela tem provavelmente origem na sua “rivalidade” com o planeta Marte.

O nome Antares vem de Anti-Ares (Anti-Marte), que tem como significado “rival de Marte”. Esse nome dado pelos observadores da antiguidade tem provavelmente como base a semelhança aparente entre Antares e Marte, pois ambos são objetos brilhantes e de cor avermelhada. Assim esta estrela rivalizaria com Marte. Obviamente que essas semelhanças são apenas aparentes partindo do ponto de vista de um observador na Terra, pois na realidade ambos os astro são objetos celestes muito diferentes.

Antares situa-se a aproximadamente 550 anos-luz de nós. Apesar disso, aparece no nosso céu noturno de forma significativamente brilhante, sua magnitude aparente varia de +0,88 a +1,16 sendo portanto uma estrela variável. O seu diâmetro é mais de 800 vezes o diâmetro do Sol.

A luminosidade de Antares é cerca de 10.000 vezes superior à luminosidade do Sol, mas se tomarmos em conta a totalidade do espectro eletromagnético (das ondas de rádio aos raios gama) então Antares é cerca de 65.000 vezes mais luminoso que a nossa estrela (luminosidade bolométrica). Antares tem uma massa entre 15 a 18 vezes a massa solar.

Dadas as características desta estrela gigantesca, no futuro acabará por se tornar numa supernova.

Porém, esta supergigante vermelha faz parte de um sistema binário de estrelas. A companheira de Antares é conhecida como Antares B. Esta estrela dista de Antares cerca de 550 UA. A magnitude aparente de Antares B é de 5,5 sendo esta muito menos luminosa que a supergigante vermelha, mas cerca de 170 vezes mais luminosa que o Sol.

Share Button
Estrela Antares – Constelação de Escorpião
4.7 (94.67%) 15 votes
Tagged , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.