Estrela Arcturus – Constelação do Boieiro

ArcturusArcturus, também conhecida como Arcturo ou Arturo, é a estrela alfa da constelação do Boieiro. Arcturus é a estrela mais brilhante da sua constelação e a quarta mais brilhante de todo o céu noturno, vista a partir de um observador na Terra.

Em termos de brilho, apenas Sirius, Canopus e Alfa de Centauro ultrapassam Arcturus no céu noturno (não estamos aqui a levar em conta o nosso Sol). Arcturus tem uma magnitude aparente de -0,04.

Arcturus é uma estrela gigante alaranjada situada a cerca de 37 anos-luz de nós. Esta estrela tem um diâmetro cerca de 25 vezes maior que o diâmetro do Sol. Levando em conta a luz visível emitida pela estrela, Arcturus é 110 vezes mais luminosa que o Sol. Porém, se levarmos em conta toda a energia emitida, Arcturus emite 180 vezes mais energia que o Sol.

A temperatura à superfície desta estrela ronda os 4.300 K.

Dadas as grandes distâncias que as estrelas estão de nós, o movimento próprio das estrelas é imperceptível durante a duração da vida de uma pessoa. Só ao longo dos séculos é que seria possível detectar alterações significativas entre as posições das estrelas no céu, nomeadamente a posição de determinada estrela em relação às outras estrelas. Das estrelas brilhantes, Arcturus é aquela que mais rapidamente se desloca sobre o fundo do céu. Num período de tempo de cerca de 800 anos, Arcturus percorre no nosso céu uma distância angular equivalente ao diâmetro aparente da Lua vista da Terra.

Share Button
Estrela Arcturus – Constelação do Boieiro
4.9 (97.14%) 7 votes
Tagged , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.