Estrela Bellatrix – Constelação de Órion

BellatrixBellatrix, uma estrela gigante azul que pode ser observada na constelação de Órion (ou Orionte). Vista a partir da Terra, esta é a terceira estrela mais brilhante da sua constelação. Bellatrix é também designada por Gamma Orionis.

A constelação de Órion tem diversos objetos celestes que despertam bastante interesse. É o caso das estrelas Rigel e Betelgeuse, das “Três Marias“, da nebulosa M42, entre outros. Bellatrix é mais uma estrela interessante da constelação de Órion.

Bellatrix apresenta uma magnitude aparente de +1,64 sendo por isso bem visível a olho nu. Bellatrix situa-se a aproximadamente 250 anos-luz de nós.

Esta é uma estrela gigante azul, e como tal trata-se de uma estrela quente. A temperatura da camada externa de Bellatrix ronda os 22.000 K. Para efeitos de comparação, a temperatura na superfície do nosso Sol ronda os 5.800K.

Bellatrix é uma estrela bastante brilhante, possuindo uma luminosidade de aproximadamente 6.400 vezes superior à luminosidade do Sol.

Esta estrela possui um raio de cerca de 6 vezes o raio do Sol, e uma massa equivalente a cerca de 8,4 vezes a massa solar.

Share Button
Estrela Bellatrix – Constelação de Órion
4.7 (94.29%) 14 votes
Tagged , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.