Estrela Beta Centauri – Constelação de Centauro

Beta CentauriA estrela Beta Centauri é a segunda estrela mais brilhante da constelação de Centauro, sendo uma das estrelas mais brilhantes visíveis no hemisfério sul. Esta estrela também é conhecida por Hadar e por Agena.

A estrela Beta Centauri possui uma magnitude aparente de +0,61 situando-se a cerca de 400 anos-luz de distância de nós.

Porém, é importante referir que a estrela Hadar (Beta Centauri) é na realidade um sistema de 3 estrelas, sendo estas designadas da seguinte forma: Beta Centauri Aa, Beta Centauri Ab,  e Beta Centauri B.

As duas primeiras estrelas (Aa e Ab) orbitam ao redor uma da outra a uma distância média de cerca de 4 UA (de notar que 1 UA corresponde aproximadamente à distância média entre o planeta Terra e o Sol). Ambas são estrelas gigantes, possuindo o mesmo tipo espectral de B1 III. A massa de ambas também é semelhante (a estrela Aa possui cerca de 10,7 massas solares, enquanto que a estrela Ab possui cerca de 10,3 massas solares).

O terceiro elemento deste sistema triplo de estrelas, ou seja Beta Centauri B, é muito menos massivo que os outros dois elementos (possui cerca de 4,6 massas solares), situando-se a aproximadamente 100 UA  da “dupla” Beta Centauri Aa e Ab.

Hadar ou Agena (Beta Centauri) é assim uma estrela bem conhecida dos observadores do hemisfério sul. Esta “fama” vem das suas próprias características e também por estar no céu noturno bem próxima de outra estrela famosa, Alfa Centauri. Estas duas estrelas, sendo das mais brilhantes do céu noturno, podem ajudar os seus observadores a localizar a constelação do Cruzeiro do Sul. Se imaginarmos uma reta começando em Alfa Centauri, passando por Beta Centauri, seguindo um pouco mais essa reta neste sentido, depressa localizamos a famosa constelação que indica (por aproximação) o Pólo Sul Celeste.

Share Button
Estrela Beta Centauri – Constelação de Centauro
5 (100%) 3 votes
Tagged , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.