Estrela Betelgeuse – Constelação de Órion

Estrela BetelgeuseBetelgeuse, uma estrela fascinante que pode ser observada na constelação de Órion (ou Orionte). Betelgeuse é uma supergigante vermelha, uma estrela de grandes dimensões, sendo que vista da Terra é a segunda estrela mais brilhante da constelação de Órion. Esta estrela gigantesca poderá estar próximo de explodir, ainda que quando tal acontecer não causará danos na vida da Terra.

A constelação de Órion tem vários objetos celestes de grande interesse, tais como a nebulosa M42, a estrela Rigel, a estrela Betelgeuse, entre outros. É sobre esta última estrela, Betelgeuse, que vamos nos debruçar.

A distância de Betelgeuse não é fácil de se estimar, porém provavelmente situa-se a aproximadamente 640 anos-luz da Terra, e apesar da grande distância esta é uma estrela relativamente brilhante vista do nosso planeta, com uma magnitude aparente de cerca 0,5.

O diâmetro de Betelgeuse é cerca de 1000 vezes o diâmetro do Sol, e o brilho de cerca 100.000 vezes maior que o da nossa estrela. A sua massa é cerca de 20 vezes a massa do Sol. Estes não são números rigorosos, mas permite-nos ter uma ideia aproximada. Para além disso, Betelgeuse é uma estrela com brilho e tamanho variável.

Betelgeuse é uma supergigante vermelha, e como qualquer outra estrela vermelha, Betelgeuse é relativamente fria. A temperatura à superfície de Betelgeuse é de cerca de 3.500 K.

Betelgeuse está provavelmente próximo do final de sua “vida”. É possível que nos próximos milhares de anos esta estrela venha a explodir tornando-se numa supernova. Quando tal acontecer será certamente um acontecimento astronómico bastante marcante, pois durante alguns meses a supernova poderá atingir no nosso céu noturno um brilho próximo ao brilho da Lua cheia, não causando problemas à vida no planeta Terra.

Share Button
Estrela Betelgeuse – Constelação de Órion
5 (100%) 17 votes
Tagged , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.