Estrela Canopus – Constelação de Carina

CanopusCanopus, a estrela alfa da constelação de Carina, é a segunda estrela mais brilhante (em magnitude aparente) que pode ser observada no céu noturno. Esta é a estrela mais brilhante da constelação de Carina, e pode ser observada a partir do hemisfério sul.

A magnitude aparente de Canopus é de -0,72. De todas as estrelas que são possíveis de ser observadas no nosso céu noturno, apenas a estrela Sirius é mais brilhante que Canopus. Obviamente que aqui não estamos a levar em conta o nosso Sol. Se levarmos em consideração que Canopus está a uma distância de cerca de 310 anos-luz de nós, então concluímos que esta é uma estrela intrinsecamente muito brilhante. Seu brilho é cerca de 15.000 vezes maior que o do Sol. Sua magnitude absoluta é de -5,53.

Canopus é uma estrela supergigante branco-amarelada. Seu tipo espectral é F0, sendo este tipo de estrela supergigante muito raro.

Seu diâmetro é cerca de 65 vezes superior ao diametro do Sol. A temperatura na superfície desta estrela é um pouco mais de 7.000 K.

Share Button
Estrela Canopus – Constelação de Carina
5 (100%) 4 votes
Tagged , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.