Estrela Capela – Constelação do Cocheiro

Estrela CapelaCapela (ou Capella), a estrela alfa da constelação do Cocheiro (Auriga), situa-se a 42 anos-luz de distância da Terra, e é a estrela mais brilhante de sua constelação. No céu noturno Capela aparece como uma estrela brilhante, com uma magnitude aparente de cerca +0,08, porém trata-se de um sistema de 4 estrelas, divido em 2 pares.

O primeiro par de Capela é constituído por duas estrelas gigantes de classe G. Uma dessas estrelas tem um diâmetro de cerca de 12 vezes o diâmetro do Sol e a massa de cerca de 2,7 vezes a massa solar. A sua temperatura à superfície é por volta de 4.900 K. A cerca de 100 milhões de km desta estrela está a outra estrela deste par. Trata-se de uma estrela com cerca de 9 vezes o diâmetro solar, e a massa a rondar as 2,6 massas solares. A temperatura à superfície é de cerca de 5.700 K.

O período de translação destas duas estrelas é de 104 dias. Estas duas estrelas estão a caminho de se tornarem estrelas gigantes vermelhas.

A cerca de 10.000 UA do primeiro par está o segundo par de estrelas de Capela. Estas duas estrelas são anãs vermelhas de fraca luminosidade.

Share Button
Estrela Capela – Constelação do Cocheiro
4.3 (85.71%) 7 votes
Tagged , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.