Estrela da Pistola

Estrela da Pistola e a Nebulosa da PistolaA Estrela da Pistola (também referida como Estrela Pistola, ou ainda como Pistol Star) é uma das estrelas mais massivas conhecidas atualmente. Esta estrela situa-se na Nebulosa da Pistola, sendo que a nebulosa foi provavelmente criada devido a material ejetado pela estrela.

A Estrela da Pistola é uma hipergigante azul, sendo intrinsecamente uma das estrelas mais brilhantes da nossa galáxia, a Via Láctea. Esta é uma estrela de dimensões colossais, sendo que o seu brilho, segundo certa estimativa, equivale a cerca de 10 milhões de vezes o brilho do nosso Sol (existem estimativas que apresentam um valor mais baixo para o brilho da estrela).

Estima-se que atualmente a Estrela Pistola tem cerca de 100 vezes a massa do Sol, e que ao longo do tempo foi perdendo parte de sua massa devido a violentas erupções que libertaram material para o espaço, e assim, como foi dito anteriormente, parte deste material ejetado estará na origem da nebulosa que a envolve. O tamanho da Nebulosa da Pistola é de aproximadamente 4 anos-luz.

Como ao longo do tempo a Estrela Pistola foi perdendo massa, é possível que no início esta estrela possuísse uma massa equivalente a cerca de 200 vezes a massa do Sol.

A Estrela Pistola está a cerca de 25.000 anos-luz de nós, na direção da constelação de Sagitário, estando próximo do centro da Via Láctea. Apesar desta enorme distância, esta estrela colossal seria visível da Terra a olho nu caso não estivesse “escondida” por detrás da poeira interestelar. A Estrela da Pistola foi descoberta através do telescópio espacial Hubble no início da década de 1990.

Dadas as características da Estrela da Pistola, sua perspetiva de “vida” é, à escala astronómica, bastante curta. É possível que nos próximos 3 milhões de anos esta estrela venha a explodir transformando-se numa supernova.

Share Button
Estrela da Pistola
5 (100%) 5 votes
Tagged . Bookmark the permalink.

Comments are closed.