Estrela KIC 8462852 – Cuidado com as especulações!

KIC 8462852, assim é designada uma estrela que repentinamente ficou conhecida devido a uma curiosa especulação. Em Outubro de 2015 esta estrela até então “anónima” passou para a ribalta ao receber grande mediatismo nos órgãos de comunicação social e na internet, por se ter avançado com a possibilidade de existir à sua volta grandes estruturas construídas por extraterrestres! Porém, muito provavelmente todo este alarido é injustificado.

A estrela KIC 8462852 está situada a cerca de 1.480 anos-luz de nós, e localiza-se na constelação do Cisne. Trata-se de uma estrela da classe F da sequência principal, sendo um pouco maior e mais maciça que o nosso Sol. A magnitude aparente desta estrela é de +11,7 não sendo portanto visível a olho nu.

O que se passa então com a estrela KIC 8462852 que levantou todo este mediatismo? Através do Telescópio Espacial Kepler, que é um telescópio que tem como objetivo descobrir planetas extrassolares (exoplanetas), verificou-se que a estrela KIC 8462852 apresentava uma variação de luz fora do comum.

Este telescópio tem a capacidade de detectar pequenas reduções de luz das estrelas quando um planeta que orbita essa mesma estrela, passa entre a estrela e o telescópio. Ou seja, quando um planeta transita em frente da estrela (em relação à nossa perspectiva), a estrela parece diminuir ligeiramente a sua luz. Por meio deste método, muitos exoplanetas já foram descobertos.

O que acontece é que a estrela KIC 8462852 apresenta uma grande redução de luminosidade, não compatível com o que aconteceria se fosse um exoplaneta a passar em frente da estrela. Essa variação de luz da estrela também não segue um padrão que seria previsível caso essa variação fosse provocada por um ou mais exoplanetas a orbitar ao seu redor.

Várias hipóteses foram apresentadas para explicar este fenómeno, desde a possibilidade desta estrela ser uma estrela variável, à possibilidade de KIC 8462852 possuir grandes manchas estelares, ou a existência um disco de poeira a rodear a estrela, entre muitas outras hipóteses naturais.

Entretanto, analisando as inúmeras possibilidades, a explicação que tem sido avançada como a mais provável tem a ver com cometas. Poderemos estar perante uma “nuvem” de fragmentos de um cometa de grandes dimensões que se desfragmentou, e que ao passar em frente à estrela reduz significativamente o brilho da mesma.

Esses cometas poderão até mesmo ter uma origem diferente. O nosso Sistema Solar, muito provavelmente, possui na sua região mais exterior a chamada Nuvem de Oort, uma nuvem esférica constituída por cometas e asteróides. É possível que algo semelhante também exista nesta estrela. Essa possível nuvem de cometas e asteróides que orbitaria KIC 8462852 poderia ser perturbada pela força de gravidade exercida por uma anã vermelha que se situa relativamente próxima da KIC 8462852, alterando a órbita desses cometas e asteróides fazendo-os passar em frente à estrela e assim diminuir significativamente a sua luminosidade observada a partir da Terra.

Apesar de existirem várias explicações naturais possíveis para este comportamento incomum da KIC 8462852, o astrónomo Jason Wright, ligado ao projeto SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence), avançou com a possibilidade de tal variação de luz da estrela poder ser o resultado da existência de grandes estruturas artificiais colocadas ao redor da estrela por alguma civilização extraterrestre muito avançada, no fundo algo parecido com a suposta “Esfera de Dyson“. Tal declaração especulativa por parte de um astrónomo foi o suficiente para que os órgãos de comunicação social e sites da internet avançassem logo com essa possibilidade com bastante entusiasmo. Curiosamente o próprio astrónomo Jason Wright, que avançou com esta possibilidade, reconheceu que a hipótese extraterrestre deve de ser a última a ser considerada.

Infelizmente nem sempre a informação é corretamente veiculada nos órgãos de comunicação social, o que poderá induzir as pessoas a assumir algo que provavelmente não corresponde à realidade.

Ainda não se sabe ao certo o que causa essa variação de luminosidade da estrela KIC 8462852. São várias as hipóteses em aberto que precisam de ser cuidadosamente e objetivamente analisadas, sem sermos levados pelo entusiasmo exagerado por uma hipótese que é improvável. Precisamos de ter cuidado com as especulações!

Share Button
Estrela KIC 8462852 – Cuidado com as especulações!
5 (100%) 10 votes
Tagged , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.