Estrela Prócion – Constelação do Cão Menor

PrócionPrócion (ou Procyon), é a estrela alfa da constelação de Cão Menor, e a mais brilhante da sua constelação. É a oitava estrela mais brilhante de todo o céu noturno, vista da perspetiva de um observador na Terra, com uma magnitude aparente de cerca de +0,38.

Prócion é na realidade uma estrela dupla, e está situada a cerca de 11,4 anos-luz de nós, que à escala astronómica podemos dizer que está relativamente próxima do nosso Sistema Solar. É constituída pela estrela principal designada por Prócion A, sendo provavelmente uma estrela subgigante branca, com cerca do dobro do diâmetro do nosso Sol, e cerca de 7 vezes mais brilhante que este. A sua temperatura superficial deverá rondar os 6.500 K.

A companheira de Prócion A, designada por Prócion B, é uma estrela anão branca pouco brilhante. A distância média de Prócion B em relação a Prócion A é de cerca de 15 UA, porém possui uma órbita excêntrica que pode variar entre 9 UA e 21 UA. O período orbital é de cerca de 41 anos.

Dado o pouco brilho de Prócion B e de sua proximidade em relação à estrela principal, a resolução deste par de estrelas só é possível com recurso a grandes telescópios.

Share Button
Estrela Prócion – Constelação do Cão Menor
2.8 (55.56%) 9 votes
Tagged , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.