Estrela Rigel – Constelação de Órion

Estrela RigelRigel, uma estrela supergigante azul que pode ser observada na constelação de Órion (ou Orionte), sendo a estrela mais brilhante desta constelação e uma das mais brilhante em todo o céu noturno. Uma estrela verdadeiramente gigantesca a qual nós vamos explorar neste artigo e conhecer as suas principais características.

Quando a belíssima constelação de Órion é visível no céu noturno, podemos apreciar várias estrelas interessantes. Uma dessas estrelas tem o nome de Rigel.

Rigel tem uma magnitude aparente de cerca +0,12 o que significa que ela é relativamente brilhante vista da Terra. A distância da estrela Rigel não é conhecida com total rigor, porém estima-se uma distância na ordem dos 800 anos-luz, mas com uma margem de erro significativa. Esta estrela tem aproximadamente uma massa equivalente a 20 massas solares e é algumas dezenas de milhares de vezes mais brilhante que o Sol. O diâmetro de Rigel está na ordem de aproximadamente 80 vezes superior ao diâmetro do Sol. Estas características fazem de Rigel uma estrela gigantesca, sendo classificada como uma estrela supergigante azul.

Dada a elevada massa desta estrela, provavelmente terá um tempo de vida relativamente curto (à escala do tempo de vida das estrelas), terminando numa supernova (explosão de uma estrela) e posteriormente num buraco negro. Quanto mais maciça, quente e brihante for uma estrela, mais depressa ela consome o hidrogénio e consequentemente chega mais depressa ao fim de sua “vida”, sendo esse o caso de estrelas supergigantes azuis de massa bastante elevada. Já as estrelas pouco maciças, relativamente frias e pouco brilhantes tem uma “vida” muito mais longa, como é o caso das estrelas anãs vermelhas.

A estrela Rigel faz parte de um sistema de 3 estrelas, sendo que os outros dois elementos são conhecidos por Rigel B e Rigel C, elementos esses significativamente mais pequenos e menos brilhantes que Rigel.

Share Button
Estrela Rigel – Constelação de Órion
4.4 (87.14%) 14 votes
Tagged , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.