Estrela UY Scuti

Estrela UY Scuti - Rutherford ObservatoryA estrela UY Scuti é provavelmente a maior estrela conhecida. A estrela UY Scuti situa-se na direção da constelação do Escudo (Scutum), uma constelação do hemisfério celestial sul. Esta estrela de dimensões colossais é classificada como uma supergigante vermelha, sendo também uma estrela variável.

Aqui no Site Astronomia já nos debruçamos sobre diversas estrelas interessantes, algumas das quais estrelas de grandes dimensões, como é o caso da VY Canis Majoris, da Estrela da Pistola, da Betelgeuse, entre outras. Porém, a UY Scuti é provavelmente a maior de todas as estrelas (em termos de raio) que conhecemos atualmente, apesar de não ser a mais massiva.

UY Scuti situa-se a uma distância de aproximadamente 9.500 anos-luz de nós, possuindo um raio que corresponde a cerca de 1708 vezes o raio do nosso Sol (existe aqui uma margem de erro de cerca 192 vezes o raio do Sol). Se esta estrela fosse colocada no centro do nosso Sistema Solar, iria ocupar uma área que englobaria todos os planetas até Júpiter (pelo menos).

A estrela UY Scuti tem uma luminosidade 340.000 vezes a luminosidade do Sol, em termos de magnitude bolométrica (onde é levado em conta todo o espectro electromagnético da estrela, desde as ondas de rádio aos raios gama). A luminosidade da UY Scuti torna-a numa das estrelas mais brilhantes da nossa galáxia.

Esta estrela supergigante vermelha provavelmente acabará por se tornar numa supernova quando chegar ao final da sua “vida”.

Share Button
Estrela UY Scuti
5 (100%) 2 votes
Tagged , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.