Estrela UY Scuti

Estrela UY Scuti - Rutherford ObservatoryA estrela UY Scuti é provavelmente a maior estrela conhecida. A estrela UY Scuti situa-se na direção da constelação do Escudo (Scutum), uma constelação do hemisfério celestial sul. Esta estrela de dimensões colossais é classificada como uma supergigante vermelha, sendo também uma estrela variável.

Aqui no Site Astronomia já nos debruçamos sobre diversas estrelas interessantes, algumas das quais estrelas de grandes dimensões, como é o caso da VY Canis Majoris, da Estrela da Pistola, da Betelgeuse, entre outras. Porém, a UY Scuti é provavelmente a maior de todas as estrelas (em termos de raio) que conhecemos atualmente, apesar de não ser a mais massiva.

UY Scuti situa-se a uma distância de aproximadamente 9.500 anos-luz de nós, possuindo um raio que corresponde a cerca de 1708 vezes o raio do nosso Sol (existe aqui uma margem de erro de cerca 192 vezes o raio do Sol). Se esta estrela fosse colocada no centro do nosso Sistema Solar, iria ocupar uma área que englobaria todos os planetas até Júpiter (pelo menos).

A estrela UY Scuti tem uma luminosidade 340.000 vezes a luminosidade do Sol, em termos de magnitude bolométrica (onde é levado em conta todo o espectro electromagnético da estrela, desde as ondas de rádio aos raios gama). A luminosidade da UY Scuti torna-a numa das estrelas mais brilhantes da nossa galáxia.

Esta estrela supergigante vermelha provavelmente acabará por se tornar numa supernova quando chegar ao final da sua “vida”.

Share Button
Tagged , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.