Estrela VY Canis Majoris – Constelação do Cão Maior

VY Canis MajorisVY Canis Majoris, uma das maiores estrelas conhecidas. Uma estrela de dimensões colossais, localizada na constelação do Cão Maior (constelação do hemisfério celestial sul), a VY Canis Majoris é classificada como uma hipergigante vermelha, podendo num futuro próximo transformar-se numa supernova. Vamos conhecer um pouco mais sobre este gigante objeto celeste.

O raio da VY Canis Majoris é aproximadamente 1420 vezes maior que o raio do Sol, e possui aproximadamente 17 vezes mais massa que a nossa estrela. A luminosidade de VY Canis Majoris é de cerca de 270.000 vezes a luminosidade do Sol. Estes valores possuem uma margem de erro, e como é natural estes são valores aproximados podendo no futuro ser ajustados.

A temperatura à superfície é de cerca de 3.500 K, sendo portanto uma estrela relativamente fria, como é o caso de qualquer outra estrela vermelha.

A estrela VY Canis Majoris está situada a aproximadamente 3.900 anos-luz da Terra (estimativa).

A VY Canis Majoris está envolta por uma nebulosa resultante do gás expelido pela própria estrela, encobrindo grande parte do seu brilho. Esta estrela não é visível à vista desarmada. A VY Canis Majoris estará provavelmente próxima de se tornar numa supernova (explosão da estrela), o que poderá acontecer em algum momento nos próximos milhares de anos.

Existe alguma controvérsia sobre a real dimensão da VY Canis Majoris. Há quem defenda que esta estrela não é uma hipergigante vermelha com um raio equivalente a 1420 vezes o raio do Sol, mas sim uma supergigante vermelha com o raio significativamente menor, com cerca de 600 vezes o raio do Sol.

Share Button
Estrela VY Canis Majoris – Constelação do Cão Maior
4.6 (91.43%) 14 votes
Tagged , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.