Estrela Westerlund 1-26

Westerlund 1 - aglomerado de estrelasA estrela Westerlund 1-26 (Wd 1-26) é uma supergigante vermelha (por vezes classificada como hipergigante vermelha), de dimensões verdadeiramente colossais. Esta estrela situa-se na direção da constelação do Altar (Ara), uma constelação do hemisfério celestial sul. A Westerlund 1-26 situa-se mais precisamente num aglomerado de estrelas designado por Westerlund 1. Este aglomerado é rico em estrelas de grandes dimensões e muito maciças, com principal destaque para Westerlund 1-26.

No universo existem estrelas com dimensões muito variadas, desde estrelas anãs até estrelas hipergigantes. Dentro das estrelas de grandes dimensões, podemos referir a título de exemplo a UY Scuti (por vezes referida como a maior estrela conhecida), a VY Canis Majoris, a Estrela da Pistola, a Betelgeuse, entre outras. Neste artigo apresentamos a Westerlund 1-26.

Não sabemos ao certo o tamanho da Westerlund 1-26, mas estima-se que possua entre 1530 a 2550 vezes o raio do nosso Sol. Existe aqui uma margem de erro muito significativa, mas mesmo assim podemos afirmar que se trata de uma estrela de enorme dimensão, uma das maiores conhecidas até ao dia de hoje.

O aglomerado de estrelas Westerlund 1 (do qual faz parte a estrela Westerlund 1-26), possui várias supergigantes vermelhas, hipergigantes amarelas, estrelas Wolf-Rayet, entre outros tipos de estrelas.

O aglomerado de estrelas Westerlund 1 situa-se a aproximadamente 15.000 anos-luz de nós.

Aglomerado de estrelas - Westerlund 1

Westerlund 1 – Aglomerado de estrelas

Share Button
Tagged , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.