Eta Aquáridas – Chuva de Meteoros

Eta Aquáridas - Crédito: NASA/MSFC/B. CookeAs Eta Aquáridas são uma chuva de meteoros cujo radiante se situa próximo da estrela Eta Aquarii, pertencente à constelação de Aquário. Isso significa que esses meteoros parecem surgir no céu a partir de um ponto próximo dessa estrela. As Eta Aquáridas podem ser observadas todos os anos aproximadamente entre os dias 19 de Abril e 28 de Maio.

Dentro desse período de tempo, a atividade máxima ocorre geralmente entre os dias 5 e 6 de Maio (as datas e horas exatas variam de ano para ano), quando então podemos ver algumas dezenas de meteoros desde que as condições atmosféricas sejam propícias a isso, e também desde que no local de observação não exista muita poluição luminosa.

Ainda que esta chuva de meteoros seja visível no hemisfério norte, ela pode ser melhor observada no hemisfério sul.

Não sendo esta a chuva de meteoros mais intensa ou espetacular de todas, não deixa porém de ser interessante. A origem das Eta Aquáridas está no famoso cometa Halley. Este cometa leva aproximadamente 76 anos a concluir uma volta ao redor do Sol. À medida que o cometa Halley vai se aproximando do Sol, também vai deixando para trás pequenas partículas que se estendem ao longo de sua órbita, numa espécie de nuvem. Por sua vez, quando o nosso planeta atravessa essa “nuvem de detritos”, dá-se a chuva de meteoros (popularmente chamada de chuva de estrelas), neste caso em particular surgem no céu as Eta Aquáridas.

Poderá saber mais sobre o que são chuvas de meteoros, no artigo que se segue: Chuva de Meteoros – Chuva de Estrelas.

Share Button
Eta Aquáridas – Chuva de Meteoros
4.67 (93.33%) 3 votes
Tagged , , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.