ExoMars – Programa espacial rumo a Marte

ExoMars - Crédito: ESA/ATG medialabNo dia 14 de Março de 2016 foi lançado rumo ao planeta Marte, a primeira das duas missões do programa espacial ExoMars. O ExoMars é um programa espacial da Agência Espacial Europeia (ESA) em colaboração com a Agência Espacial Federal Russa (Roscosmos).

O programa ExoMars tem como objetivo tentar descobrir se alguma vez existiu vida no planeta Marte.

A primeira missão deste programa espacial foi lançado a partir do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, no dia 14 de Março de 2016.

Nesta primeira missão seguem para Marte dois equipamentos: o Trace Gas Orbiter (que vai ficar em órbita ao redor de Marte) e o módulo de pouso Schiaparelli (que vai pousar na superfície do planeta vermelho).

O Trace Gas Orbiter (TGO) tem como função estudar detalhadamente a atmosfera marciana para quantificar com precisão a presença de metano, vapor de água, dióxido de carbono, entre outros compostos químicos, que poderão apresentar alguma evidência de atividade biológica ou geológica no planeta Marte. O Schiaparelli tem como objetivo testar diversos tipos de tecnologia para preparar a segunda missão do programa ExoMars, cujo lançamento está previsto para 2018. Nessa segunda missão, pretende-se levar um rover para a superfície de Marte, rover esse que irá se deslocar pela superfície do planeta recolhendo muitos dados sobre o mesmo.

A primeira missão do ExoMars deverá levar cerca de 7 meses para chegar ao planeta Marte, estando assim prevista a sua chegada em Outubro de 2016.

Poderá aceder à página desta missão no site da Agência Espacial Europeia (ESA), clicando no link: http://exploration.esa.int/mars/.

Share Button
ExoMars – Programa espacial rumo a Marte
4.83 (96.67%) 6 votes
Tagged , , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.