Fobos e Deimos – Satélites de Marte

Fobos e DeimosO planeta Marte possui 2 satélites naturais (luas) conhecidos: Fobos e Deimos. Esses satélites são de pequenas dimensões, possuem formas irregulares (ou seja, não esféricas) e provavelmente trata-se de asteróides capturados pela força da gravidade do planeta Marte. Fobos e Deimos foram descobertos em 1877 pelo astrónomo norte-americano Asaph Hall.

Fobos

Foto de Fobos, tirada pela Mars Reconnaissance Orbiter.

Fobos, com sua forma irregular, tem como diâmetro máximo cerca de 26,8 km (26,8 x 22,4 x 18,4 km). Fobos orbita a cerca de 9.400 km do centro de Marte, e a cerca de 6.000 km da superfície do planeta vermelho. Isto faz de Fobos o satélite do Sistema Solar que mais próximo está do seu planeta. Fobos demora cerca de 7,65 horas a completar uma volta ao redor de Marte, o mesmo tempo que leva a dar uma volta sobre si próprio, fazendo com que Fobos tenha sempre o mesmo lado virado para Marte.

A velocidade orbital de Fobos é maior que a velocidade de rotação de Marte, fazendo com que gradualmente Fobos se aproxime do planeta Marte até que provavelmente dentro de 50 milhões de anos Fobos venha a chocar com seu planeta ou então venha a ser destruído pela ação da força da gravidade, podendo criar um anel à volta de Marte.

Fobos é um dos corpos do Sistema Solar que menos luz reflete. Sua superfície possui muitas crateras de impacto, destacando-se cratera Stickney com cerca de 9 km de diâmetro, bastante grande em relação ao tamanho de Fobos.

Deimos

Foto de Deimos, tirado pela Mars Reconnaissance Orbiter.

Deimos é mais pequeno que Fobos, mas ambas as luas possuem algumas características semelhantes. Deimos também é um satélite com forma irregular, possui um diâmetro máximo de 15 km (15 x 12,2 x 10,4 km). Deimos orbita a cerca de 23.460 km do centro de Marte, e demora cerca de 1 dia, 6 horas e 20 minutos a completar uma volta, o mesmo tempo que demora a dar uma volta a si próprio, como consequência Deimos tem sempre o mesmo lado virado para Marte.

Ao contrário de Fobos, Deimos está lentamente a afastar-se do planeta Marte (tal como a nossa Lua está a afastar-se lentamente em relação à Terra).

Deimos possui crateras na sua superfície, porém em menor número que em Fobos. De destacar as crateras Swift e Voltaire, ambas com cerca de 3 km de diâmetro.

Share Button
Fobos e Deimos – Satélites de Marte
4.63 (92.5%) 8 votes
Tagged , . Bookmark the permalink.

Comments are closed.